COVID-19
Adolescentes de SC poderão receber a ‘xepa’ da vacina
Estado autorizou a aplicação das sobras de Pfizer em menores de 18 anos
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

A secretaria de Estado da Saúde emitiu comunicado aos 295 municípios de Santa Catarina, na sexta-feira, autorizando a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com a chamada “xepa” da vacina. A medida está autorizada apenas para adolescentes com deficiências permanentes graves, comorbidades, gestantes e puérperas.
Além disso, a permissão se refere apenas aos frascos da farmacêutica Pfizer, que é a única autorizada pela Anvisa a ser aplicada em menores de 18 anos.
Continua depois da publicidade
A “xepa” da vacina foi uma estratégia usada por muitos municípios brasileiros para evitar a perda de doses. No caso da Pfizer, cada frasco contém seis doses. Se um frasco for aberto, os agentes de saúde têm até seis horas para garantir a aplicação por recomendação da fabricante.
Segundo a SES, os adolescentes devem ser imunizados somente no caso de não haver pessoas com mais de 18 anos de idade a serem vacinadas.
Continua depois da publicidade
A secretaria está enviando aos municípios, na sexta-feira e no sábado, 136.890 doses de Pfizer para aplicação de dose 1 (D1), 55.150 de Coronavac também para D1, e mais 142.075 doses de AstraZeneca para aplicação de D2. O envio ocorre após recebimento de novas doses da vacina.
SC recebeu, nessa sexta-feira, mais 191 mil doses
Santa Catarina recebeu mais 191.300 doses de vacinas contra a covid-19. São 80.730 doses da farmacêutica Pfizer e 110,3 mil doses da Coronavac. Os lotes chegaram ao Aeroporto de Florianópolis na manhã de sexta-feira.
Segundo a secretaria de Estado da Saúde (SES), 135.880 doses serão destinadas à primeira aplicação. A outra metade do lote ficará reservada para a segunda aplicação.
Com a carga, o Estado chega muito próximo do total necessário para a cobertura de todos os adultos em Santa Catarina. Segundo o chefe da SES, André Motta Ribeiro, eram necessárias mais 300 mil doses para completar o calendário até 31 de agosto. Com a chegada, faltam cerca de 170 mil.
Continua depois da publicidade