COVID-19
BC vacina acima da média da Amfri
Estudo do IFC mostra que ritmo de vacinação na cidade supera taxas estaduais e nacionais
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Balneário Camboriú está acima da média no ritmo de vacinação contra Covid-19 na região da Amfri, conforme mostra estudo divulgado pelo instituto Federal Catarinense (IFC) de Camboriú. O levantamento leva em conta a proporção entre as vacinas aplicadas e a população das cidades, com base nos dados da diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina.
De acordo com o estudo, do dia 15 de março até dia 12 de agosto, a média de vacinação na Amfri foi de 50% pra D1 e de 20% pra D2. No mesmo período, Balneário vacinou 55% do povão com a primeira dose e 27%, com a segunda aplicação.
Balneário também supera as taxas estaduais e nacionais de avanço na vacinação. Enquanto o Brasil imunizou 53% da população com a D1 e 22% com a D2, SC vacinou 51% dos moradores com a D1 e 21% com a D2, no mesmo período.
Em Balneário, a taxa de letalidade é menor que a média dos municípios da Amfri. A média da região é de 1,57% contra taxa de 1,51% em BC.
Amfri é a mais atrasada
Apesar do avanço acima da média em BC, a Amfri é a região mais atrasada na vacinação em comparação com outras regiões do estado. Conforme o IFC, enquanto a taxa de aplicação da D1 em SC é de quase 55% da população, na Amfri, a média é de 50,41%. O ranking das regiões é liderado pelo Extremo Oeste, com 69,49% da aplicação.
O quadro não muda em relação à D2 ou dose única, com o Oeste à frente e a região da Amfri em último lugar, com 20% de cobertura, abaixo da média estadual, de 24,19%. Em razão do atraso, na semana passada, o estado enviou mais de 10 mil doses extras de vacina pra Amfri. O cronograma estadual prevê vacinar toda a população adulta, com a primeira dose, até o final do mês. Até momento, o estado atingiu 70% da meta.
No ranking regional de vacinação, Porto Belo, Piçarras, Navegantes, Balneário e Itapema são as cidades mais avançadas com a aplicação da D1. Já Itajaí é a cidade mais atrasada, com 43,26% de cobertura na D1. Na aplicação da D2 ou dose única, Balneário lidera o ranking com 27,29. Piçarras (27,2%) e Bombinhas (24,54%) vêm em seguida. Camboriú é a mais atrasada, com 12,72% do povo atendido.