NOVA TRENTO
Polícia dá batida em loja e casas atrás de objetos nazistas
As buscas foram feitas em endereços de comerciante que vendia busto de Hiltler e suástica
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

A polícia Civil cumpriu quatro ordens de busca e apreensão para tentar localizar os objetos que faziam apologia ao nazismo e que estavam sendo vendidos em uma loja de antiguidades, anexa ao museu de Cultura Italiana, no centro de Nova Trento.
A operação foi na tarde de sexta-feira, a partir do inquérito policial instaurado, no início desta semana, após denúncia contra o estabelecimento.
Continua depois da publicidade
Na loja, estavam à venda um busto, que seria de Adolf Hitler, e uma placa de madeira, com o símbolo do partido nazista: uma águia em cima de um círculo com o símbolo da suástica.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na loja do centro e em endereços residenciais no bairro Besenello. Todos os endereços levam a um mesmo comerciante, um homem de 61 anos. Os policiais civis não encontraram nada de ilícito. As investigações seguem até concluir o inquérito policial.
Continua depois da publicidade
A denúncia foi feita por um turista no final de semana passada. Ele registrou o caso na delegacia da polícia Civil em Balneário Camboriú, e também abriu queixa junto ao ministério Público. O morador estava em passeio com a família na região.
Em Nova Trento, ele entrou no mercado de pulgas, anexo ao museu, onde se deparou com objetos nazistas. A apologia ao nazismo é crime, com pena prevista entre um e três anos de reclusão.