Quarto dia
Greve afeta 10 salas de vacinação em Itajaí
São 1515 servidores municipais de braços cruzados no quarto dia de greve por reposição salarial
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Cerca de 20% dos servidores municipais de Itajaí estão em greve. São 1515 dos cerca de sete mil servidores municipais de braços cruzados, sendo 285 da secretaria de saúde e 1280 da educação. A greve, que chega ao quarto dia, afetando o atendimento da vacinação contra a covid-19. São 10 salas de vacinas fechadas por falta de servidores. Sete creches municipais estão com as portas fechadas por conta da greve.
Segundo a prefeitura, a maioria dos grevistas da saúde fez parte da atenção primária. Nenhum posto de saúde está fechado. Nesta quinta-feira, 14 salas de vacinação estão atendendo normalmente, seis salas estão atendendo parcialmente. São elas: Centro-Vila, Murta, Praia Brava, Promorar 2, São João 1 e Votorantim.
Continua depois da publicidade
Já 10 salas de vacina estão fechadas, sendo as salas dos postos do Crescem, Espinheiros, Portal 2, Salseiros, São Judas, Santa Regina, Limoeiro, Rio Bonito, Canhanduba e Costa Cavalcante as suspensas.
As UPAs do CIS e de Cordeiros estão com as escalas normais até o momento. Na Vigilância Epidemiológica, as atividades estão mantidas, porém com número reduzido de servidores. O atendimento no paço Municipal, fundações, autarquias e secretarias não foi afetado pela greve.
Continua depois da publicidade
A educação concentra a maior parte dos grevistas. São 2520 servidores trabalhando e 1280 em greve, sendo a maioria da educação infantil. Todas as escolas estão atendendo normalmente.
O município tem sete creches sem atendimento e 60 unidades em funcionamento. As creches fechadas são: Euclides Ciriaco Meirinho, Maria Regina Coppi Vicente, Mário Pedro Ferreira, Gabriel Dallago, João Sandri, Professor Manoel Ferreira e Léa Leal de Souza.
Uma reunião deve ocorrer ainda na tarde desta quinta-feira entre representantes da prefeitura de Itajaí e o sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindifoz). O encontro ainda não tem horário marcado.
Entenda a greve
A greve ocorre porque a categoria reivindica a reposição de 9,32% da inflação acumulada entre maio de 2019 e abril de 2021. Uma liminar da juíza Sonia Maria Mazzeto Moroso Terres, da vara da Fazenda Pública de Itajaí, determinou que a prefeitura libere a revisão Geral Anual dos servidores. A prefeitura recorre da decisão, sob alegação de que há impedimento legal de lei federal em conceder a revisão. A Lei Complementar Federal nº 173/2020, que estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, proíbe que seja concedida a revisão salarial até 31 de dezembro de 2021. A prefeitura diz que, assim que não houver impedimento, o reajuste será concedido.