Grécia
Onda de calor causa incêndios em ilha; moradores fugiram em balsas
Milhares de habitantes evacuaram ilha para fugir de incêndio
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Moradores da ilha grega de Eubeia, a segunda maior do país, tiveram que evacuar do local neste domingo com a ajuda de balsas. Este é o 13º dia de incêndios na ilha. Milhares de habitantes abandonaram suas casas. O Exército foi acionado para ajudar no combate às chamas. A Grécia enfrenta a maior onda de calor em três décadas.
O incêndio também ameaça a capital Atenas e a região histórica de Olímpia, berço dos Jogos Olímpicos. O primeiro-ministro grego disse que o país vive um verão de pesadelos. Em Atenas, as autoridades começaram a avaliar os danos. O incêndio varreu vários subúrbios do norte da cidade na semana passada.
Países como França, Suíça, Espanha e Egito enviaram bombeiros para ajudar a apagar o fogo. Além disso, o incêndio também atinge a Turquia, país vizinho, que conseguiu diminuir a incidência dos incêndios.
As chamas devastaram mais de 56 mil hectares nos últimos 10 dias na Grécia, de acordo com o Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS). Os incêndios começaram durante a pior onda de calor na Grécia em três décadas na semana passada, causando temperaturas escaldantes e calor seco. As temperaturas chegaram a baixar um pouco, mas a previsão é de que voltem a subir durante a semana, o que significa que o risco continua alto.