Matérias | Política


Privatização

Senador diz que apoia gestão pública do porto de Itajaí

Em reunião em Itajaí, Jorginho Mello (PL) garantiu a defesa do município como autoridade portuária na nova concessão

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Processo de desestatização do porto de Itajaí está em andamento, com licitação prevista em 2022 (Fotos: João Batista)


A manutenção de Itajaí como autoridade portuária municipal no processo de privatização do porto foi defendida em reunião com o senador catarinense Jorginho Mello (PL), na superintendência do porto de Itajaí, no final da tarde de terça-feira. O encontro ainda discutiu melhorias nas BR 101 e o avanço das obras de duplicação da BR 470 pra resolver os gargalos de transporte na região.

O senador Jorginho Mello reafirmou o compromisso em defender a proposta de gestão pública do porto junto ao governo federal, levando o pedido do município ao ministro da Economia, Paulo Guedes, responsável pelos programas de privatização. Jorginho destacou que é importante buscar um modelo de concessão equilibrado, que sirva pra Itajaí e para o Brasil.

“Vou marcar com o Paulo Guedes. Vamos ver números, mostrar dados e ficar vigilantes. A gente não é contra essa forma de concessões, mas manter a autoridade portuária eu acho que é uma necessidade porque vocês fazem parte dessa história, não pode abrir mão tão facilmente”, disse, destacando o trabalho município na gestão pública do porto.



O senador ressaltou que o diálogo será mantido também com o presidente Jair Bolsonaro e com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, pra outras demandas de Itajaí e região.

O projeto de desestatização do porto de Itajaí está em fase de estudos pelo governo federal, prevendo o lançamento do edital ano que vem. Na nova concessão, os serviços e a gestão portuárias seriam privatizados. A prefeitura defende que o município continue como autoridade portuária, mantendo as operações no terminal com a iniciativa privada, como já é atualmente por contrato de arrendamento.

O prefeito Volnei Morastoni (MDB) destaca que a manutenção da autoridade portuária pública municipal é importante não só para o porto de Itajaí como também para todo o complexo portuário.


“Além do porto público que temos aqui, nós temos a hidrovia à montante, onde temos outros terminais portuários, o setor pesqueiro, o setor da construção naval”, listou. “São interesses múltiplos, diversos, plurais e seria importante que, nessa nova concessão, seja mantido o modelo de gestão que nós temos hoje”, defende.

Características únicas

O superintendente do porto de Itajaí, Fábio da Veiga, tem expectativa de que o governo federal atenda ao pedido do município. Ele ressaltou que as características únicas do porto público são conhecidas do governo federal e as questões da nova concessão foram debatidas em mais de 30 reuniões no ano passado.

Fábio informa que no dia 24 de agosto haverá a apresentação da modelagem dos estudos técnicos do programa de privatização. Os resultados serão a base pra iniciar o estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) e a minuta do edital que devem ser colocados em consulta pública até o final do ano. A previsão é que o processo de licitação seja lançado no primeiro semestre de 2022.

O superintendente ressaltou que o apoio dos parlamentares é fundamental. “A partir do momento que nós conseguimos ter o apoio dos parlamentares fica mais fácil que o governo federal ouça o pleito de Itajaí, mantendo a autoridade portuária pública municipal”, disse. No novo modelo, a gestão pública ficaria mais enxuta, com um terço do pessoal, mas prevendo modernização e tecnologia.


O presidente da Intersindical e do sindicato dos Arrumadores de Itajaí, Ernando João Alves Júnior, o “Correio”, alerta que em outros terminais onde a gestão portuária foi privatizada houve retrocesso. “Nosso apelo é que o governo defenda os interesses da sociedade, com o porto público e podendo manter os berços arrendados”, considerou.

 

Cobrança por investimentos nas BRs 470 e 101

BR-101 “virou avenida” e precisa de faixas adicionais, avalia senador


O senador Jorginho Mello falou da necessidade de novos investimentos na BR 101. Para que novos recursos sejam destinados à duplicação da 470, segundo ele, é preciso priorizar os lotes 3 e 4, entre Gaspar e Blumenau, que são os mais atrasados. Ele ressaltou que mais R$ 116 milhões alocados na obra serão suficientes pra conclusão dos trechos 1 e 2, entre Navegantes e Luiz Alves.

A previsão do trecho de Navegantes é de conclusão até o final do ano, concluindo quatro quilômetros entre 14 previstos, com 10 já prontos. O segundo lote seria terminado até junho de 2022. O senador considerou que o trecho mais complicado é o da região de Blumenau, em razão da extensão urbana que demanda indenizações e acordos judiciais.

Para a BR 101, Jorginho defende melhorias em parceria com a concessionária, levando em conta que a rodovia “virou uma avenida”. Pedidos pra resolver os gargalos no trânsito em trechos críticos como entre Itajaí e Balneário Camboriú já foram entregues pela Fiesc ao ministério da Infraestrutura.

Os investimentos que forem feitos pela concessionária seriam repassados à tarifa do pedágio. “Nós precisamos ter coragem pra fazer faixas adicionais e colocar no pedágio. Não tem outro caminho pra desenvolver”, comentou o senador. Jorginho também prometeu ajudar o município pra avançar o projeto da via Expressa Portuária, que vai conectar a BR-101 ao porto de Itajaí, retirando o tráfego pesado de caminhões das vias urbanas.

“Itajaí é uma cidade que precisa ter acesso ao porto com mais facilidade. Mesmo com dificuldade com o teto de gasto, a gente precisar estar viabilizando recursos pra tocar nossas obras e mais algumas que são de responsabilidade da concessionária”, completou.

 


Ferrovia do Frango no "radar"

Além de investimentos nas rodovias, a região espera que o projeto da ferrovia da Integração, apelidada de ferrovia do Frango, também retome fôlego pra diversificar as modalidades de transporte. O corredor ferroviário prevê cortar o estado de oeste a leste, somando 862 quilômetros desde Dionísio Cerqueira até o porto de Itajaí, conforme o traçado original.

O custo estimado em R$ 16 bilhões é um dos principais empecilhos pra obra sair do papel. O projeto se arrasta há quase 10 anos, com tentativas de viabilização desde 2012. O cronograma sofreu com crises políticas e econômicas, suspensão de editais e revisões de estudos técnicos.

A proposta voltou a ser debatida diante dos gargalos na BR-282, que liga o litoral ao oeste catarinense, na BR-101 e na BR-470. O senador Jorginho opina que há viabilidade pra construir a ferrovia, mas precisaria de investidores internacionais. Apesar do teto de gastos e dificuldades orçamentárias, ele destacou que o projeto segue no “radar” do governo federal.

 

 




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






44.222.113.28

Últimas notícias

PÁSCOA 

Bolsonaro chega a Balneário pra passar o feriadão

Condenado

Traficante que é filho de vereador tá em prisão domiciliar

11 mortes

Cabeleireiro de Itajaí morre vítima de dengue

“front” dos SUV-cupês

Novo Citroën Basalt é revelado

30 Years

Audi lança perua exclusiva para o Brasil

PODCAST

Ouça agora entrevista com Leandro Peixoto, coordenador do Instituto Nadar

Sem sede

Clubes terão que distribuir água de graça nas finais do Catarinense

BR 101

Vereador sofre acidente com caminhão de boi

Juntos pelo rio

Mutirão retirou mais de 5 toneladas de lixo do rio Itajaí-Açu

EU ACEITO!

Casamento Coletivo de Balneário Camboriú tá com inscrições abertas



Colunistas

Coluna do Ton

Clique pra coluna

JotaCê

Professora tá entrando na política

Coluna Esplanada

Condicionante

Histórias que eu conto

Anos cinquenta

Coluna Existir e Resistir

Bloquinho do Sebastião Lucas resgatando e revivendo os saudosos carnavais

Gente & Notícia

Férias na Tailândia

Ideal Mente

A síndrome do coelho de Alice

Via Streaming

“Anatomia de uma Queda”

Show de Bola

Planejamento iniciado

Direito na mão

Guia da aposentadoria por incapacidade permanente

Coluna Exitus na Política

Ética para civilização tecnológica

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste

Na Rede

Internet: Confira os destaques da semana do DIARINHO

Jackie Rosa

A alegria dos Bellini Morastoni

Foto do Dia

Imponente

Artigos

Aniversário da praça dos Correios

Coluna Fato&Comentário

Jesus dos Passos: 100 anos nas ruas de Itajaí



TV DIARINHO


O líder da oposição ao governo Volnei Morastoni (MDB) na Câmara de Vereadores de Itajaí é o parlamentar ...





Especiais

Itajaí

Projeto “Elas no Legislativo” inspira estudantes a abraçarem a participação política feminina

ALQUIMISTA DOS SABORES

A fabulosa cozinha multicultural de chef Fátima Vanzuita

Barbie

Da boneca preferida ao empoderamento feminino

TRAJETÓRIA DE UMA ENFERMEIRA

De contratada sem experiência a idealizadora de atendimento inovador

Visionária

O impossível não existe no vocabulário de Miriam de Almeida



Blogs

A bordo do esporte

São Paulo vai receber o maior evento de negócio para nutricionistas do Brasil em maio

Blog do JC

Pinho Moreira é o novo superintendente do Porto de Itajaí

Blog da Jackie

De hoje a domingo na Marina Itajaí

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Blog da Ale Francoise

Dossiê com 9 plantas que podem afastar o mosquito da dengue!

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”

Robison Coelho

"Nós não estaremos com o MDB aqui em Itajaí”

Entrevistão Adão Paulo Ferreira

"Porto sozinho não serve para nada. Ele precisa ter navios, linhas"



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação