Polêmica

Acionista de universidade é acusado de xenofobia nas redes sociais

Claudio Picolli, que assumiu a vice-presidência da Uniavan, chamou presidente da instituição de “forasteiro lageano” e “libanês”

Há um disputa judicial pelo comando da universidade 
(foto: Arquivo)
Há um disputa judicial pelo comando da universidade (foto: Arquivo)
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria

O empresário Claudio Picolli assumiu o cargo de vice-presidente do Conselho de Administração da Uniavan em meio a muita polêmica nas redes sociais. Para anunciar  a nomeação na terça-feira, conseguida através de uma decisão judicial, Claudio chamou Mohamad Hussein Abou Wadi, presidente da universidade, de “forasteiro lajeano” e “libanês”.

A declaração gerou uma avalanche de comentários e desagravos acusando o post de  “xenófobo”.   Claudio apagou o post no dia seguinte e publicou uma nota de retratação no Instagram.

Continua depois da publicidade

“Primeiro dia entrando na nossa empresa como vice-presidente do conselho Adm. Deus está no comando e só Deus sabe quem idealizou e projetou toda a área da saúde da @uniavan, junto com Artenir Werner. Quem projetou todo o bloco da saúde e aprovou os projetos de execução da obra junto a prefeitura. Com certeza não foi nenhum forasteiro ´lajeano´ ou libanês. A verdade vai ser contada a partir de agora. Obrigada, família Werner”, escreveu Claudio, marcando na publicação familiares do fundador e todos os centros acadêmicos da instituição.

Acusado de preconceito

Após a publicação, começaram os comentários negativos nas redes sociais. “Para um primeiro pronunciamento de um vice-presidente, começou muito mal”, disse um internauta. “Primeiramente, xenofobia é crime, mas você “doutor” com todo conhecimento que se intitula ter,  deve saber disso!”, escreveu outro.

O pessoal de Lages também se ofendeu com a postagem. “Forasteiro ´lajeano?´ Por acaso ser lageano e libanês agora é insulto? Não, isso se chama xenofobia! Que vergonha! Uma empresa que oferece educação ser tão má representada e ter um vice-presidente dessa índole! Vem para Lages, a gente te ensina o que é caráter e educação de verdade, já que é a verdade que você quer!”, disse um morador da cidade.

O jornal do Líbano também repercutiu a postagem em uma reportagem afirmando que Mohamad sofreu crime de xenofobia por ser descendente de libanês. “Eu sou brasileiro e tenho muito orgulho das minhas origens libanesas. Os libaneses ajudam muito na economia do país. O Brasil e o Líbano são irmãos e não podemos aceitar esse tipo de crime aqui. Quero agradecer todo o apoio recebido pela comunidade libanesa no Brasil”, respondeu o presidente da Uniavan ao periódico.

Ouvido pelo DIARINHO, Mohamad afirmou que está na presidência da instituição há 14 anos e frisou que ajudou a construí-la. “Ele [Claudio] poderia me atacar de maneira profissional e não pessoal, pois essa situação atinge minha família, minha origem e minha raça”, afirmou.  O presidente também fez uma ata notorial em cartório registrando o post antes de ele ser deletado. Mohamad disse que seus advogados entrarão com as medidas necessárias. “Ele será processado. Já está sendo criminalmente e agora também será por xenofobia”, concluiu.

Retratação pública

Após a polêmica no Instagram, o vice-presidente apagou a postagem original e publicou  um texto com uma retratação. “Em nenhum momento tive o intuito de praticar ato de xenofobia. O meu comentário está estritamente ligado à conduta adotada pelo diretor presidente da Uniavan, em obstar a formação do Conselho de Administração por mais de seis meses, inclusive proibindo a entrada dos demais acionistas na sede da companhia. É importante ressaltar que tal situação gerou um estresse psicológico a todos os envolvidos. Por fim, quero pedir desculpas a qualquer pessoa que tenha se sentido ofendida ou insultada com meu comentário”, escreveu Claudio Picolli.

Continua depois da publicidade

Desde a morte do fundador Artenir Werner, os acionistas da Uniavan disputam o comando da instituição na justiça. Isabel Regina Depiné Poffo foi exonerada do cargo de reitora recentemente. O jornalista André Gobbo foi nomeado para a função.

"O Centro Universitário Avantis – UniAvan - repudia os atos praticados nesta data e declara que não se trata de um posicionamento oficial da empresa, mas sim um ato isolado e pessoal do acionista," disse Gobbo sobre o post de Picolli. Ele informou que o autor da mensagem não ocupa atividade pedagógica na universidade, sendo apenas acionista e membro do conselho administrativo da Uniavan.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

anonimo

26/07/2021 18:55

Mais um golpe do "Moha" uma pessoa que soma mais de 409 processos judiciais (acabei de fazer a consulta) de estelionato, fraude, desvios, improbidade... vem se colocar com vitma de xenofobia, é nítido mais um golpe de um dos maiores estelionatários do Brasil. Que vem lesando centenas de pessoas e deixando milhares de famílias prejudicadas com os atos "administrativos". Parabéns família Abu Wadi, por lesar tantos no Brasil e no mundo.

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.86


TV DIARINHO


🕊️ UM ADEUS MARCADO POR GRATIDÃO | Funcionária do Hospital Marieta por muitos anos, Alexandra Córdova ...



Especiais

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Eleições 2026

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

Cão Orelha

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

BANCO MASTER

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Colonialismo de dados

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil

Microbolsas

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil



Blogs

Você consome cobre?

Blog da Ale Françoise

Você consome cobre?

🔬 O que é resistência à insulina?

Espaço Saúde

🔬 O que é resistência à insulina?

 Da impossibilidade da neutralidade

VersoLuz

Da impossibilidade da neutralidade

Cartórios na mira e Paulinha e Naatz, convergindo

Blog do JC

Cartórios na mira e Paulinha e Naatz, convergindo

O exemplo tem de ser dado pela Prefeitura

Blog do Magru

O exemplo tem de ser dado pela Prefeitura



Diz aí

"Itajaí aparece próxima de 700 mil habitantes, dentro de um arco metropolitano de cerca de 2,5 milhões de pessoas"

Diz aí, João Paulo!

"Itajaí aparece próxima de 700 mil habitantes, dentro de um arco metropolitano de cerca de 2,5 milhões de pessoas"

“Eu virei turista com a Tante [Lolli] e gostei da profissão”

DIZ AÍ, Dagoberto!

“Eu virei turista com a Tante [Lolli] e gostei da profissão”

“O feminicídio acontece simplesmente pelo fato de a mulher ser mulher”

Diz aí, Regina!

“O feminicídio acontece simplesmente pelo fato de a mulher ser mulher”

“Os preceitos e princípios bíblicos são muito mais inclinados para a direita”

Diz aí, pastor!

“Os preceitos e princípios bíblicos são muito mais inclinados para a direita”

“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”

Diz aí, Juliana!

“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.