Preparativos
Itajaí dá largada para nova etapa da The Ocean Race
Regatona de volta ao mundo já definiu que Itajaí é a única parada da América Latina
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



A prefeitura de Itajaí começou o trabalho de preparação pra receber pela quarta vez uma das paradas da maior regata transoceânica do mundo, a The Ocean Race. Reunião da secretaria de Turismo com representantes do porto de Itajaí discutiu os planos de estruturação da Vila da Regata pra acolher as embarcações e os visitantes em abril de 2023, quando a regata passará pela cidade. Ontem, o grupo vistoriou as condições do atracadouro, que deverá ser ampliado.
Prevista para esse ano mas adiada devido à pandemia, a The Ocean Race tem largada marcada de Alicante, na Espanha, em outubro de 2022. A regata visitará 10 cidades, incluindo Itajaí – a única parada na América Latina – com chegada em Gênova, na Itália, em junho de 2023. A nova edição terá duas classes de barcos pela primeira vez, com o dobro de equipes, tornando a competição ainda maior, com mais competidores e embarcações.
Para atender as demandas do evento, o secretário de Turismo de Itajaí, Evandro Neiva, destaca que boa parte da estrutura da Vila da Regata, junto ao Centreventos, terá que sofrer adequações. O píer será ampliado para receber até 16 barcos. “Isso é um trabalho técnico e de planejamento junto ao porto nas áreas que são de competência deles. Estamos a todo o vapor, deixando tudo pronto para Itajaí poder oferecer segurança para a retomada do turismo e dos eventos”, comentou o secretário.
O superintendente do porto de Itajaí, Fábio da Veiga, informou que também é prevista a dragagem na área do atracadouro e a renovação do pavimento na área da Vila da Regata. Segundo Fábio, vai ser encomendado um laudo pra verificar as condições do píer, com base no qual será definido o projeto de reestruturação. A proposta é que o atracadouro se estenda das margens do estacionamento do Centreventos até os fundos do ICMBio.
As obras no local são previstas a partir do ano que vem. A parte de dragagem deve ocorrer no período mais próximo ao evento. No segundo semestre desse ano, os trabalhos vão seguir na elaboração dos projetos. As melhorias na área, de acordo com Fábio, vão atender não apenas à realização da The Ocean Race, mas também servir para outros eventos que a cidade deve abrigar.
Itajaí recebeu a regata nas últimas três edições, em 2012, 2015 e 2018, quando a competição tinha o nome da Volvo na identidade. Em 2018, entre 5 e 22 de abril, a Vila da Regata em Itajaí atraiu 440 mil visitantes. O evento na cidade teve impacto econômico estimado em R$ 83 milhões, 28% a mais que a edição anterior. A maior parte do valor – 75% – ficou em Itajaí e região, conforme estudo da organização, com o setor hoteleiro entre os mais impactados pela movimentação.
Volta dos cruzeiros na temporada de verão
A secretaria de Turismo também se prepara para a volta dos transatlânticos em Itajaí. Conforme o secretário Evandro Neiva, a previsão é de quase 30 escalas de embarque e desembarque da MSC e da Costa Cruzeiros, em todos os finais de semana entre novembro de 2021 e abril de 2022.
O secretário diz que acompanha a situação da pandemia ao mesmo tempo em que trabalha para deixar tudo pronto pra próxima temporada de cruzeiros, caso haja condições sanitárias. A expectativa é positiva.
“Particularmente, acho que os navios vão operar nessa temporada. Eles já começaram na Europa e a tendência é que nesse verão a pandemia estará mais controlada, dando condições para a operação”, analisa.
Na preparação, o píer turístico também poderá receber melhorias e novos procedimentos pra demanda de embarques e desembarques de passageiros, que teve aumento em relação à temporada anterior.
Dentro do plano de retomada do turismo, a volta da Marejada será o destaque pra 2022. “Acredito que a Marejada 2022 irá ser nosso grande evento de abertura, com 100% de capacidade e estrutura para todos”, planeja Evandro.