O golpe da casa de aluguel pro réveillon não prejudica somente as vítimas que depositam dinheiro pros golpistas e ficam sem um teto pra passar a virada de ano, mas também os donos das casas usadas como chamariz.
Continua depois da publicidade
Uma família do bairro Fazenda, em Itajaí, teve o endereço da moradia anunciado no site OLX. Pelo menos quatro vítimas do golpe já bateram na porta da dona Jozecléia Mendonça Silva, 46 anos, ...
Uma família do bairro Fazenda, em Itajaí, teve o endereço da moradia anunciado no site OLX. Pelo menos quatro vítimas do golpe já bateram na porta da dona Jozecléia Mendonça Silva, 46 anos, alegando que tinham pagado para se hospedar no local. Josi já registrou um boletim de ocorrência pois nunca locou seu imóvel.
Continua depois da publicidade
Jozecléia mora na casa 330 da rua Amaro Jaques, no bairro Fazenda, em Itajaí, desde os oito anos de idade. Ela e a família ocupam o imóvel da frente e o irmão reside na parte dos fundos do terreno. Desde novembro, ela começou a ser procurada por pessoas que alegaram ter alugado a casa pela internet. “Quando começou o golpe eu não sei, mas começaram a vir até a minha casa no início de novembro”, conta.
Na tarde de quarta-feira, uma vítima de Curitiba ficou de ir até o endereço para “se hospedar”. O homem alegou ter pagado pra se hospedar na casa através de uma negociação no site OLX. “Mas eu nunca coloquei minha casa pra alugar,” lamenta Jozecléia.
Continua depois da publicidade
A moradora já registrou uma queixa na delegacia. Ela também costuma chamar a polícia Militar quando as vítimas do golpe batem na sua porta. Jozecléia diz que a maioria das pessoas enganadas mora em outras cidades. “As duas últimas vítimas são de Joinville e de Curitiba”, explica.
A moradora do bairro Fazenda diz que um dos golpistas se apresentou como Vander e o outro como Leandro. O golpe tem tirado o sossego de Jozecléia. “As pessoas acham que eu dou golpe ou participo disso, mas moro aqui desde oito anos e nunca coloquei a minha casa pra alugar”, reforça.
Mais golpes
Esse é o quarto golpe de aluguel de casa de temporada que o DIARINHO noticia só nesta semana. A polícia Civil recomenda aos interessados em imóveis que desconfiem de preços abaixo do valor de mercado e que sempre dêem preferência para imobiliárias e corretores de confiança.
A polícia diz que transações em plataformas de locação que façam o pagamento ao locador após a entrada no imóvel alugado são mais seguras. Caso você opte por fazer o pagamento diretamente na conta do locador, desconfie se for agência de fora do estado, porque geralmente os golpistas usam dados falsos de “laranjas”.
A dica também é dar preferência para contas mais antigas e sem notícias de fraude. Se a conta bancária for recente, é melhor pedir o contrato com firma reconhecida em cartório verificável pela internet, sempre com selo digital. Também é recomendado sempre visitar o imóvel antes de fechar o negócio e fazer depósitos.
Continua depois da publicidade