Faturas acumuladas causam dúvidas
Envio de três faturas de água, duas do tempo do problema com o sal, gerou indignação e dúvidas entre os consumidores
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O envio de três faturas de uma vez só pelo Semasa está gerando reclamações entre os consumidores de Itajaí. Além da fatura referente ao consumo de dezembro, a autarquia municipal também enviou a cobrança referente a outubro e novembro, época em que Itajaí enfrentou o grave problema de salinidade na água e que houve descontos nas tarifas.
Muita gente ficou surpresa porque achava que esses dois meses não seriam cobrados e que o consumo seria zerado. Porém, o Semasa explicou em um comunicado divulgado que foi isento o consumo de água entre os dias 13 de outubro e 6 de novembro, quando o problema ocorreu, de acordo com a Lei Municipal 7234/20. Mas o serviço de esgoto foi cobrado normalmente e os dias remanescentes também.
Continua depois da publicidade
Segundo a autarquia, a demora na cobrança aconteceu porque foi preciso a aprovação de uma lei municipal pela câmara de vereadores.
O consumidor Carlos Antônio da Silva, morador da rua Fabiano e Silva Marquês, no Cidade Nova, é um dos itajaienses indignados. “É um absurdo o que estão fazendo. Isso aí tem que ser apurado porque é uma sacanagem, falaram que não iam cobrar, e agora está vindo um talão atrás do outro. Um absurdo,” opina.
Sandro Ferreira, morador da rua Santo Rampelotti, no bairro da Murta, também questiona o fato de o Semasa ter enviado três faturas com a mesma data de vencimento. “Eles mandaram as faturas para o mesmo dia de vencimento, e são três faturas”, critica.
Segundo o Semasa, as parcelas referentes a outubro e novembro têm um prazo de 30 dias para pagamento a partir do recebimento da fatura. Além disso, o consumidor poderá parcelar o débito através de uma entrada, mais três parcelas. É necessário apresentar a documentação como titular da conta para fazer essas solicitações.
Para fazer o parcelamento, é preciso falar com a equipe de atendimento da autarquia pelos números 0800 645 0195, 115, 3344 9000 ou (47)99261 3492 (WhatsApp).
TIRE AS SUAS DÚVIDAS:
Por que o Semasa entregou três faturas de uma vez?
Os consumidores estão recebendo três faturas porque duas delas são referentes a outubro e novembro, com desconto dos dias de salinidade. A terceira é do mês de dezembro, com cobrança normal do consumo.
Continua depois da publicidade
Por que recebi as faturas de outubro e novembro com atraso?
O Semasa precisou aguardar a aprovação da lei que garantiu desconto nas faturas por causa do sal.
Por que as duas faturas de outubro e novembro foram impressas em papel branco?
Continua depois da publicidade
As faturas em papel sulfite, branco, foram impressas pela equipe interna, para reduzir custos com a terceirizada. Já a fatura do mês atual foi impressa pelo leiturista e segue o padrão.
Entendi que não iria pagar as faturas de outubro e novembro. Por que estão entregando?
O Semasa anunciou que não seria cobrado o período de salinidade. O consumo entre os dias 13 de outubro e 6 de novembro foi descontado das respectivas faturas, mas o serviço de esgoto, onde está disponibilizado, foi cobrado normalmente.
Continua depois da publicidade
Terei prazo para pagar essas faturas de outubro e novembro?
Sim, o Semasa concede 30 dias de prazo, a partir da data da entrega das faturas.
Não consigo pagar todas as faturas ao mesmo tempo. Posso parcelar?
Sim, o consumidor poderá parcelar o débito em uma entrada + 3x. É necessário apresentar documentação como titular da conta.
Houve o desconto dos dias com sal na água?
Sim, isso é garantido por lei. A Lei Municipal 7234/20 determina que seja descontado da fatura o consumo de água entre os dias 13 de outubro e 6 de novembro.
Por que minha fatura continua alta?
Tem que verificar na própria fatura o consumo do mês. Nas faturas poderão constar parcelamentos anteriores, juros e encargos por pagamentos em atraso, cobrança do esgoto ou mesmo serviços solicitados ao Semasa. Outras questões podem ser averiguadas, como vazamento interno, leitura incorreta ou problemas no hidrômetro.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.