Faturas acumuladas causam dúvidas

Envio de três faturas de água, duas do tempo do problema com o sal, gerou indignação e dúvidas entre os consumidores

envio de três faturas de uma vez só pelo Semasa está gerando reclamações entre os consumidores de Itajaí. Além da fatura referente ao consumo de dezembro, a autarquia municipal também enviou a cobrança referente a outubro e novembro, época em que Itajaí enfrentou o grave problema de salinidade na água e que houve descontos nas tarifas.

Muita gente ficou surpresa porque achava que esses dois meses não seriam cobrados e que o consumo seria zerado. Porém, o Semasa explicou em um comunicado divulgado que foi isento o consumo de água entre os dias 13 de outubro e 6 de novembro, quando o problema ocorreu, de acordo com a Lei Municipal 7234/20. Mas o serviço de esgoto foi cobrado normalmente e os dias remanescentes também.

Continua depois da publicidade

Segundo a autarquia, a demora na cobrança aconteceu porque foi preciso a aprovação de uma lei municipal pela câmara de vereadores.

O consumidor Carlos Antônio da Silva, morador da rua Fabiano e Silva Marquês, no Cidade Nova, é um dos itajaienses indignados. “É um absurdo o que estão fazendo. Isso aí tem que ser apurado porque é uma sacanagem, falaram que não iam cobrar, e agora está vindo um talão atrás do outro. Um absurdo,” opina.

Sandro Ferreira, morador da rua Santo Rampelotti, no bairro da Murta, também questiona o fato de o Semasa ter enviado  três faturas com a mesma data de vencimento. “Eles mandaram as faturas para o mesmo dia de vencimento, e são três faturas”, critica.

Segundo o Semasa, as parcelas referentes a outubro e novembro têm um prazo de 30 dias para pagamento a partir do recebimento da fatura. Além disso, o consumidor poderá parcelar o débito através de uma entrada, mais três parcelas. É necessário apresentar a documentação como titular da conta para fazer essas solicitações.

Para fazer o parcelamento, é preciso falar com a equipe de atendimento da autarquia pelos números 0800 645 0195, 115, 3344 9000 ou (47)99261 3492 (WhatsApp).

TIRE AS SUAS DÚVIDAS:

Por que o Semasa entregou três faturas de uma vez?⁣

Os consumidores estão recebendo três faturas porque duas delas são referentes a outubro e novembro, com desconto dos dias de salinidade. A terceira é do mês de dezembro, com cobrança normal do consumo. ⁣

Continua depois da publicidade

Por que recebi as faturas de outubro e novembro com atraso?⁣

O Semasa precisou aguardar a aprovação da lei que garantiu desconto nas faturas por causa do sal. ⁣

Por que as duas faturas de outubro e novembro foram impressas em papel branco?⁣

Continua depois da publicidade

As faturas em papel sulfite, branco, foram impressas pela equipe interna, para reduzir custos com a terceirizada. Já a fatura do mês atual foi impressa pelo leiturista e segue o padrão. ⁣

Entendi que não iria pagar as faturas de outubro e novembro. Por que estão entregando?⁣

O Semasa anunciou que não seria cobrado o período de salinidade. O consumo entre os dias 13 de outubro e 6 de novembro foi descontado das respectivas faturas, mas o serviço de esgoto, onde está disponibilizado, foi cobrado normalmente.⁣

Continua depois da publicidade

Terei prazo para pagar essas faturas de outubro e novembro?⁣

Sim, o Semasa concede 30 dias de prazo, a partir da data da entrega das faturas. ⁣

Não consigo pagar todas as faturas ao mesmo tempo. Posso parcelar?⁣

Sim, o consumidor poderá parcelar o débito em uma entrada + 3x. É necessário apresentar documentação como titular da conta.

Houve o desconto dos dias com  sal na água?⁣

Sim, isso é garantido por lei. A Lei Municipal 7234/20 determina que seja descontado da fatura o consumo de água entre os dias 13 de outubro e 6 de novembro.⁣⁣

Por que minha fatura continua alta?⁣

Tem que verificar na própria fatura o consumo do mês. Nas faturas poderão constar parcelamentos anteriores, juros e encargos por pagamentos em atraso, cobrança do esgoto ou mesmo serviços solicitados ao Semasa. Outras questões podem ser averiguadas, como vazamento interno, leitura incorreta ou problemas no hidrômetro. ⁣



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.166


TV DIARINHO


🛩️💨 POUSO TENSO! | O avião do empresário Luciano Hang, dono da Havan, enfrentou uma ventania de 60 por ...



Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Blogs

O Porto de Itajaí e a política

Blog do Magru

O Porto de Itajaí e a política

Leitura da Bíblia

Blog do JC

Leitura da Bíblia

O Socorro Improvável - Poema

VersoLuz

O Socorro Improvável - Poema

🧠 Névoa Mental: quando o cansaço vira confusão e seu corpo pede atenção

Espaço Saúde

🧠 Névoa Mental: quando o cansaço vira confusão e seu corpo pede atenção



Diz aí

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

Diz aí, Márcia

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.