A cidade de Itajaí venceu, ontem, o 8º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade com a Marejada 2019 e o projeto de combate ao lixo no mar. Quinze instituições estavam entre as concorrentes ao prêmio do ministério do Meio Ambiente.
Continua depois da publicidade
O Prêmio Ambiental na Administração Públicateve vencedores em cinco categorias, sendo três finalistas para cada categoria: Uso Sustentável dos Recursos Naturais, Inovação na Gestão Pública, ...
O Prêmio Ambiental na Administração Públicateve vencedores em cinco categorias, sendo três finalistas para cada categoria: Uso Sustentável dos Recursos Naturais, Inovação na Gestão Pública, Gestão de Resíduos, Destaque da Rede A3P e a Categoria Especial: Combate ao Lixo no Mar – vencida por Itajaí.
Continua depois da publicidade
Itajaí concorreu com a companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém – Coleta e Reaproveitamento de Óleo Residual e o instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá – Mar Sem Lixo: agindo nas fontes de resíduos sólidos do campus Paranaguá.
“Estou muito orgulhoso. O tema sustentabilidade e lixo no mar são assuntos dos mais discutidos no mundo. Colocar isso em execução em um evento público, onde mostramos para as pessoas, em um momento de lazer, que é possível cada um fazer a sua parte, foi muito importante. Foi a primeira vez que uma secretaria de Turismo, não uma prefeitura, ganhou o prêmio nacional”, comemorou Evandro Neiva, secretário de Turismo de Itajaí.
Continua depois da publicidade
O secretário destaca a importância do Fórum Kids. “Temos que começar com as crianças, porque a nossa geração já está poluída pelo plástico.
"Fazer durante 14 dias um evento com copos, embalagens gastronômicas, recolhimento de resíduos... Esse reconhecimento é fundamental para que a gente continue a ter consciência, principalmente a administração pública, pois temos que fazer a nossa parte de informação e execução, para que as pessoas possam levar isso para casa e continuar esse processo até que possamos conscientizar uma nova geração”, explicou Evandro.
A finalidade do prêmio é reconhecer o mérito das iniciativas dos órgãos e instituições do setor público na promoção e na prática da A3P. A intenção é estimular a implementação de iniciativas inovadoras de gestão socioambiental que contribuam pra melhoria do meio ambiente.