Fundador da Uniavan morre de complicações da covid

Arternir Werner será cremado em Balneário. Uniavan decretou luto de sete dias

Artenir Werner, 80 anos, sócio-fundador do Centro Universitário Avantis (Uniavan), morreu na tarde de ontem, vítima de covid-19. Ele estava internado no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, desde 27 de novembro, mas acabou falecendo vítima de complicações da doença.

Ele deixa seis filhos, netos e bisnetos. A esposa dele, Marlene Werner, faleceu no último dia três de agosto. Artenir será cremado em Balneário Camboriú, cidade onde morava.

Continua depois da publicidade

Natural de Rio do Sul e formado em Economia, Artenir foi prefeito da cidade onde nasceu entre os anos de 1969 e 1972. Também foi deputado federal por três mandatos (de 1979 a 1991).

Artenir Werner foi um dos sócios-fundadores da então Faculdade Avantis, em 2002, quando começou a colocar em prática o sonho de ofertar ensino superior acessível e de qualidade na nossa região. Em 2019 atuou de forma intensa na mudança da instituição para Centro Universitário e na ampliação das redes  do grupo para outras cidades catarinenses.

Continua depois da publicidade

Por sua contribuição, recebeu diversos reconhecimentos e honrarias, incluindo o título de Doutor Honoris Causa pelos serviços prestados à Educação, em 2018, e o título de Cidadão Honorário de Balneário Camboriú, em 2017.

Durante a jornada, usava  uma  frase como um objetivo de vida: “Só passarei por este mundo uma vez. Assim, todas as boas ações que possa praticar e todas as gentilezas que eu possa dispensar a qualquer ser humano, devo aproveitar este momento para fazê-lo”.

A UniAvan decretou luto oficial de sete dias em homenagem ao fundador.

Duas mortes em 24h

Além da morte de Artenir, Balneário Camboriú registrou mais o o óbito de uma idosa de 71 anos, ontem.

Com as duas mortes, a cidade chega a 129 óbitos desde o início da pandemia. A morte da idosa já consta no boletim da vigilância Epidemiológica Municipal. A morte de Artenir ainda não.

Quarta-feira, a cidade confirmou mais 144 infectados pela doença, acumulando 11.492 casos desde o início da pandemia. Do total, 9766 pessoas já estão recuperadas e 1599 permanecem em tratamento, sendo 1553 pacientes  isolados em casa  e 46 internados.

Continua depois da publicidade

A UTI do centro Municipal de Balneário está com 93% de ocupação, com 28 leitos ocupados e dois vagos.  O isolamento da unidade tem 17 pacientes internados.

Itajaí, Penha e Itapema registram mortes pela covid

Além de Balneário Camboriú, outras três cidades da região da Amfri registraram mortes pela covid ontem. Foi um óbito em Itajaí, outro em Penha e dois em Itapema.

Itajaí registrou a morte de número 213. A vítima é um homem de 53 anos, com registro de comorbidades, que estava internado no hospital do Coração, em Balneário Camboriú.

Também foram registrados mais 101 casos positivos. A cidade soma 11.517 confirmados, com 10.095 pacientes recuperados e 1209 se tratando do vírus. São 48 internados e 1161 em isolamento domiciliar. Há ainda 174 casos suspeitos aguardando o resultado de exames.

Continua depois da publicidade

A taxa de ocupação da UTI do Marieta é de 88,33%. Dos 76 internados, 53 casos estão na ala de terapia intensiva e 23 casos em isolamento. Há sete leitos vagos. Já no Pequeno Anjo são sete casos, um positivo na UTI e seis em isolamento.

29ª vítima de Penha

A morte de Penha foi de um idoso de 91 anos, que morava no centro da cidade. Ele foi internado no dia 3 de dezembro, no hospital Marieta Konder Bornhausen, onde morreu na noite de terça-feira. Este é o 29º óbito de covid registrado. Penha confirmou 34 novos casos da doença. São 1891 pacientes recuperados e 56 pacientes que seguem com a doença ativa.

Duas mortes em Itapema

As mortes em Itapema são de uma mulher de 55 anos, que estava internada no centro de Covid de Balneário, e de uma idosa de 87 anos, que morreu internada no hospital da Unimed, no dia 2 de dezembro. A idosa tinha comorbidades. A vigilância investiga se a mulher de 55 anos tinha registro de doença crônica.

Continua depois da publicidade

A cidade tem 5692 infectados, com 5254 curados e 331 pessoas em isolamento domiciliar. Itapema ainda tem 15 pacientes no isolamento e oito na UTI. A cidade acumula 84 óbitos desde o início da pandemia.

Região da Amfri volta pro nível grave pra covid

A secretaria de Estado da Saúde divulgou ontem o boletim atualizado sobre a situação da covid-19 em Santa Catarina. São 14 regiões em risco gravíssimo (vermelho) e duas em risco grave (laranja).

A mudança ocorreu na região Foz do Rio Itajaí que foi reclassificada, passando de gravíssimo (vermelho) para grave (laranja). O Extremo-Oeste segue em nível grave.

A reclassificação da região Foz do Rio Itajaí pode ter acontecido pela desocupação dos leitos de UTI. Os leitos vagaram porque houve várias mortes de pacientes.

Na terça-feira, o estado contabilizou o maior número de mortes durante toda a pandemia, com 91 vítimas fatais num único dia.

Todas as regiões do estado registraram alta na transmissão e na mortalidade e estão em alerta máximo pra ocupação de leitos de UTI.




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.217.5

TV DIARINHO


⚠️🏖️ RESGATE NO GRAVATÁ! Força-tarefa com cinco secretarias retirou nesta quinta o barco encalhado desde ...



Podcast

Sextou com tranqueira no trânsito da região

Sextou com tranqueira no trânsito da região

Publicado 11/07/2025 19:16



Especiais

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Taxação de super ricos

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

VÍCIO EM APOSTAS

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

DIREITOS HUMANOS

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

LUTA POR DIREITOS

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

Vítimas relatam abusos por lideranças de terreiro de candomblé em Belo Horizonte (MG)

ABUSOS EM TERREIRO

Vítimas relatam abusos por lideranças de terreiro de candomblé em Belo Horizonte (MG)



Blogs

Intocável

Blog do JC

Intocável



Diz aí

"A hora que tiver um barco A8 singrando as águas de Itajaí, pronto, vou me realizar"

Diz aí, Maurício Boabaid!

"A hora que tiver um barco A8 singrando as águas de Itajaí, pronto, vou me realizar"

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”

QUARTA-FEIRA

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”

"Eu ouço todo mundo, mas quem toma a decisão final sou eu

Diz aí, Robison Coelho!

"Eu ouço todo mundo, mas quem toma a decisão final sou eu

Prefeito Robison Coelho será entrevistado ao vivo pelo DIARINHO

Diz aí

Prefeito Robison Coelho será entrevistado ao vivo pelo DIARINHO

"Se eu não conseguir reverter, eu não quero nunca mais saber de política"

Diz aí, Alexandre Xepa!

"Se eu não conseguir reverter, eu não quero nunca mais saber de política"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.