Usuário denuncia “dupla notificação”da Estapar
Motorista recebeu duas notificações no mesmo dia e no mesmo lugar
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



A qualidade do serviço da Estapar, que cuida do estacionamento rotativo em Itajaí, tem gerado novas reclamações nos últimos dias. Uma delas registrada por um motorista que ser surpreendeu ao receber duas notificações no mesmo dia e no mesmo lugar. Ele disse que foi até o escritório da empresa buscar esclarecimentos mas não obteve resposta.
O caso ocorreu na segunda-feira, na rua 15 de novembro. O motorista recebeu uma notificação perto das 10h e outra às 17h33 por estacionamento irregular. Ele reclamou que o aplicativo não avisa quando o usuário já tem uma notificação e questiona se um carro poderia ser notificado duas vezes no mesmo dia.
Continua depois da publicidade
“Sempre deixei ao menos o envelope no painel, mostrando que já havia tomado multa e que não tinha o porquê eu estar pagando novamente a mais para isso, visto nunca ter ouvido falar ou documentado o recebimento de duas notificações no mesmo dia e no mesmo lugar”, relatou.
O DIARINHO questionou a Estapar por e-mail sobre o motivo da “dupla notificação”, mas não recebeu resposta até ontem. O contrato da empresa com a prefeitura venceu em maio mas foi prorrogado algumas vezes ao longo do ano em razão da suspensão da cobrança em períodos do ano passado e durante a pandemia. A validade atual segue até 15 de dezembro.
Continua depois da publicidade
A prefeitura informou que ainda não tem uma posição oficial sobre o futuro do serviço. A dúvida é se a concessão poderá ser renovada por mais 10 anos ou se deverá ser feita uma nova licitação. A renovação só é prevista no caso de a empresa comprovar que não teve o retorno dos investimentos nos primeiros 10 anos do contrato.
Também está em discussão a ampliação das vagas, o que pode alterar os valores das tarifas no caso de nova concessão. O sistema conta hoje com cerca de 2400 vagas na área central. Vereadores da oposição ainda cobram que a arrecadação do município com os repasses da empresa seja destinada a entidades assistenciais.