Novas portarias do estado liberam aulas presenciais

Aulas presenciais agora estão permitidas em região com risco grave para covid-19

O governo do estado de Santa Catarina publicou no final de semana duas portarias autorizando a retomada das atividades escolares presenciais. A portaria nº 900  e a portaria nº 901 alteram as regulamentações anteriores e permitem o retorno das aulas presenciais em todo o estado em regiões com risco potencial moderado, alto e grave para a covid.

A portaria 900 autoriza o retorno de atividades escolares presenciais para as etapas da educação básica e profissional nas regiões de saúde com risco potencial grave (cor laranja), alto (cor amarela) e moderado (cor azul) na Avaliação de Risco Potencial para covid-19. Nas regiões com risco potencial gravíssimo (cor vermelha), os colégios podem retornar também, mas a oferta  deve ser de reforço pedagógico individualizado.

Continua depois da publicidade

Para a liberação das atividades presenciais, as escolas devem ter o Plano de Contingência Escolar homologado pelo Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia de Covid-19.

A obrigatoriedade do escalonamento no retorno das atividades presenciais também foi mantido. As famílias responsáveis pelos estudantes podem optar por continuar o ano letivo no ensino remoto, segundo a decisão.

O conteúdo da portaria nº 900 não se aplica às escolas da rede pública estadual, já que há uma decisão judicial em um mandado de segurança coletivo impedindo o retorno das aulas na rede.

A procuradoria-Geral do Estado pede para que a justiça reconsidere a decisão que suspendeu o retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino. O recurso judicial foi apresentado no final da noite de quinta-feira, a pedido da governadora Daniela Reinehr, pra tentar reverter o mandado de segurança coletivo ajuizado pelo sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública do estado de Santa Catarina (Sinte).

Na petição, os procuradores solicitam a reconsideração da decisão do desembargador Paulo Ricardo Bruschi, que determinou a suspensão das portarias Conjuntas nº 853 e nº 854. Elas autorizavam a volta às aulas nas regiões classificadas como de nível grave (laranja) e liberavam os atendimentos pedagógicos individuais nas áreas de risco gravíssimo (vermelho).

Governadora quis assim

O retorno das aulas foi defendido pessoalmente pela governadora interina Daniela Reinehr (sem partido). “O retorno das atividades presenciais trará, a estudantes e suas famílias, a volta do convívio social. Além da socialização, proporcionará, também, a retomada de várias atividades econômicas e reduzirá a preocupação das famílias”, afirmou a governadora.

Daniela ainda disse que as atividades escolares e educacionais são serviços que devem ser considerados essenciais. “Além de atender aos estudantes que encontram dificuldades no ensino remoto, o retorno seguro e gradual ainda este ano é necessário para preparar as atividades e a retomada integral em 2021”, adiantou.

Continua depois da publicidade






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


⚖️🚫 ABRIGO INTERDITADO! | A Justiça mandou fechar um abrigo de adolescentes em Itajaí após denúncias ...



Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Blogs

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Espaço Saúde

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Líderes do Cris

Blog do JC

Líderes do Cris



Diz aí

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"

Diz aí, Jorge Gastaldi!

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.