Itajaí tem mais duas mortes e 93 novos casos
Navegantes também confirmou mais uma vítima fatal; BC tem 125 novos casos
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



Itajaí teve mais duas mortes por covid-19 confirmadas na segunda-feira. As vítimas são dois homens, de 70 e 73 anos, com registro de comorbidades, e que estavam internados no hospital Marieta Konder Bornhausen.
A cidade ainda tem outros 93 casos positivos, sendo 48 mulheres e 45 homens. Com isso, são 9020 positivados para covid e 183 mortes desde o início da pandemia.
Continua depois da publicidade
Do total de contaminados, 7996 pacientes já se recuperaram e 841 estão com o vírus ativo, com 28 internados e 813 em isolamento domiciliar. Há ainda 146 casos suspeitos aguardando o resultado de exames.
A ocupação da UTI do hospital Marieta continua subindo. A unidade está com ocupação em 53,33%, com 28 leitos vagos e 32 pacientes internados na UTI. Outras 22 pessoas estão no isolamento. O hospital Pequeno Anjo tem quatro crianças no isolamento e uma na UTI.
Continua depois da publicidade
Em Balneário Camboriú só na segunda-feira foram 125 casos confirmados da doença, chegando a 8636 contaminados. São 7784 pessoas recuperadas e 754 em monitoramento, sendo 719 tratamentos em domicílio e 35 internados. O município registra 98 óbitos desde o início da pandemia.
A UTI do centro de Covid teve uma diminuição na ocupação: de 80% pra 70%, com 21 pacientes internados na ala. Já na enfermaria são 18 internados.
UTI lotada na Unimed
No hospital da Unimed, as 14 UTIs exclusivas pra covid estão ocupadas e outros 23 pacientes estão na enfermeira, podendo precisar de um leito de UTI a qualquer momento.
O presidente da Unimed Litoral, Umberto D´Ávila, explica que o hospital está com uma média de 10 novas internações por covid por dia. “A gente sabe que de quatro pacientes que interna, um precisa de UTI, mostrando que essa dificuldade pode acontecer. A diferença que nos preocupa agora é que, na primeira curva havia um isolamento, o número de pessoas contaminadas estava sendo menor. Como houve as liberações pelos processos de cansaço e da necessidade de as pessoas voltarem às suas vidas, agora existe um risco maior. É um momento de as pessoas aposentadas, de grupo de risco da doença, idosos, ficarem isolados”, narra.
O médico acredita que o governo do estado precisa tomar medidas restritivas para eventos diante dos números crescentes que o estado está vivendo, para tentar barrar o aumento progressivo de contaminados.
Reunião hoje em BC
Continua depois da publicidade
A secretária de Saúde de Balneário, Leila Crocomo, informou que haverá uma reunião nesta terça-feira pra definir novas ações preventivas na cidade. Ela diz que é precoce se falar em uma segunda onda da doença. “Pelos números crescentes podemos dizer que estamos iniciando um pico de contaminação. Amanhã [terça] temos reunião com a comissão de covid para alinhar algumas ações de combate à doença”, informou Leila.
Para a secretaria de Saúde de Itajaí, o aumento dos casos e da ocupação dos leitos de UTI é reflexo das aglomerações e do desrespeito às medidas de prevenção. O médico infectologista da rede municipal, Raphael Alexandre Bertechini, afiança que não é uma segunda onda, porque nunca aconteceu uma redução substancial no número de casos.
Homem de 62 anos morre em Navegantes
Um homem de 62 anos, morador do bairro Gravatá, morreu internado na UTI do hospital de Navegantes, na segunda-feira. A cidade chega a 51 óbitos causados pela doença.
A cidade ainda registrou 27 novos casos, sendo sete em homens e 20 em mulheres.
Continua depois da publicidade
O total de infectados na cidade é de 2756 pessoas. Dessas, 2551 pessoas estão curadas, 147 estão em tratamento domiciliar, seis pessoas internadas no hospital de Navegantes e uma internada no hospital Mariet de Itajaí. As pessoas com sintomas da doença e que precisarem de atendimento, devem ir até o centro de triagem, no ginásio de Esportes Prefeito Domingos Angelino Régis, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.