Matérias | Política


Laudos da água acirram a campanha

Coligação de Robison deu entrevista defendendo “laudo da OAB”; PF vai investigar indícios de fraudes apontados pelo Semasa

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

briga política que iniciou na crise de abastecimento em Itajaí ganhou mais um capítulo ontem. A justiça eleitoral determinou que a polícia Federal investigue os indícios de fraudes nos laudos  divulgados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Itajaí. E a diretoria da OAB estadual deu prazo de 15 dias pra OAB itajaiense explicar a situação.

Já os coordenadores da campanha do candidato a prefeito Robison Coelho (PSDB) organizaram uma entrevista coletiva à imprensa pra rebater as denúncias de irregularidades.



O advogado João Paulo Tavares Bastos Gama, coordenador jurídico da campanha de Robison, confirmou que o laudo que apontou índices de coliformes fecais foi mesmo contratado e pago pelo empresário e químico André Gustavo Sandri Silva, o Deco, dono da Wave  Cleaner do Brasil, do grupo da Canaveral.

João Paulo afirmou ainda que Jucelino Alexandre da Silva foi o responsável por coletar as amostras de água no poço da praia Brava e num outro ponto de distribuição móvel de água do Semasa. Ele afirma que as coletas foram filmadas, mas as imagens, os endereços e horários das coletas não foram divulgados durante a coletiva.


Jucelino, segundo afirma João Paulo,  teria coletado a água  no poço da praia Brava, onde o Semasa tem captado água numa propriedade particular, e  num outro ponto de distribuição móvel da autarquia. As amostras foram levadas à análise do mesmo laboratório que atende o Semasa, o DJ Saneamento.

O nome do comerciante e ex-candidato a vereador Francisco da Silva, o Ceará do Celular, segundo João Paulo, foi informado como contratante da análise  do laboratório, porque ele seria o voluntário que se dispôs a buscar o resultado dos laudos.  Ceará é apoiador da campanha de Robison nas redes sociais.


Sobre os áudios divulgados pelo dono da DJ Saneamento, Jorge Luiz Isolani, conversando com Deco, pedindo pra trocar o nome do contratante  da análise da água para o da OAB, João Paulo assumiu a responsabilidade. “Eu informei que levaria o laudo  até a OAB para providências, de modo que levei o André Gustavo Sandri Silva, o Deco, a esse erro. Logo em seguida isso foi corrigido, conforme demostram os áudios vazados e descontextualizados. A alteração, portanto, foi no nome do solicitante, e não no resultado do laudo. A água analisada é dos pontos do Semasa, e o laudo demonstrou um alto índice de coliformes fecais,” afirmou.

João Paulo também disse que havia combinado com a direção da OAB que se o laudo apresentasse desacordo sobre a qualidade da água, seria enviado para encaminhamentos da entidade. “Como não somos técnicos e nem levianos, de politizar um tema tão sério, levamos a OAB, conforme havíamos combinado, caso o resultado apontasse desacordo. A OAB, por sua vez, e acertadamente, enviou o laudo às autoridades, ao Semasa, à prefeitura e ao ministério Público”, diz. 

“Laudo não foi usado na campanha”

O vereador Fernando Pegorini (PP), que é coordenador da campanha de Robison, também participou da entrevista e afirmou que em momento algum o laudo apontando problemas na água foi divulgado pela campanha de Robison.

  Fernando diz que como o laudo da DJ apontou que a água estava contaminada, ele, como vereador, pediu à agência Reguladora do Serviço Público (Aresc), que fosse feito um novo exame da água coletada para confirmar se estava potável ou não. O laudo preliminar apontou que a água do poço da Brava estava própria para consumo. “Este laudo ainda não tem conclusão definitiva, de modo que também não usamos na campanha, e nem utilizaríamos,”  justificou Fernando.


Para João Paulo, a coligação do prefeito Volnei Morastoni  criou uma situação política. “Houve um aproveitamento político por parte do candidato [Volnei Morastoni], já que quem vazou o documento no grupo de presidentes de comissão da OAB de Itajaí foi o advogado Ronaldo Camargo, conhecido militante do MDB e apoiador da reeleição do atual prefeito. A partir daí, armou-se uma versão falsa e caluniosa de adulteração do laudo, e utilizada pela coligação de Volnei Morastoni de forma eleitoreira e rasteira,”  acusou João Paulo.

João Paulo informou que a coligação está registrando BOs e também entrará com “ações cabíveis contra os adversários”. “Estamos pedindo direito de resposta porque essa matéria foi veiculada no programa eleitoral. Também estamos entrando com procedimentos de investigação criminal contra quem divulgou um vídeo em grupos de WhatsApp imputando uma manipulação da OAB no laudo. Todas as pessoas que postaram e replicaram estão sendo processadas criminalmente e não nos furtaremos de fazermos outros boletins de ocorrência”, ameaçou.

Já pra Fernando Pegorini, ao contrário do que informou o Semasa, a questão da água ainda não foi totalmente esclarecida. “A população ainda vem sofrendo com a água suja, e um certo grau de salinidade”, diz.

O relatório que informa sobre a  salinidade da água, divulgado no site do Semasa,  aponta o contrário do que diz o vereador. O índice de sal na água estava em 160 mg/l, ontem, que é considerado normal.

O Semasa afirma que a DJ Saneamento  faz frequentes análises no poço da Brava e que elas sempre atestaram a potabilidade da água. A autarquia também informou que faz a cloragem da água coletada na fonte natural para atender padrões técnicos. Os laudos da Aresc, divulgados pelo Semasa após a solicitação do vereador Fernando Pegorini (PP), não confirmaram qualquer contaminação na água coletada, seja por coliformes fecais ou chorume do cemitério.


O Semasa informou que, por enquanto, manterá os 44 pontos móveis de distribuição gratuita de água na cidade.

Justiça determina que PF investigue suspeita de fraude

O promotor Milani Maurílio Bento, da 5ª Promotoria de Justiça, pediu e a justiça eleitoral determinou que a denúncia de fraude no laudo divulgado pela OAB seja investigado pela PF.

“Tendo em vista o teor dos fatos informados e o necessário complemento das investigações, requer-se a remessa da presente notícia-crime à delegacia da polícia Federal, pra fins de distribuição e instauração de inquérito policial”, pediu o promotor na manhã de ontem.

Ontem à noite, a juíza Ana Vera Sganzerla Truccolo, da 16ª zona eleitoral, determinou que a PF abra mesmo um inquérito policial pra investigar o caso.

O delegado Oscar Biffi, chefe da PF, adiantou ao DIARINHO que a PF não irá se manifestar sobre a investigação.

O Semasa fez uma notícia-crime na sexta-feira à polícia Civil, ao MP e à OAB estadual informando indícios de irregularidades nos laudos divulgados pela OAB sobre a qualidade da água em poço artesiano usado pelo Semasa pra atender os pontos de distribuição durante a crise de abastecimento em Itajaí.

O ofício do presidente da subseção da OAB de Itajaí, Renato Felipe de Souza, informou ao Semasa que o laudo técnico foi entregue por “populares” à OAB, e apontava “contaminação por necrochorume vindo do cemitério parque dos Crisântemos”.

O Semasa constatou que o laudo saiu em nome do comerciante e ex-candidato a vereador Francisco de Assis Reinaldo da Silva, o Ceará do Celular. Só que, na verdade, conforme explicou João Paulo [veja matéria acima], quem contratou e pagou pelas análises foi André Gustavo Sandri Silva, o Deco, filho do dono da empresa Canaveral e coordenador da campanha de Robison.

Em nota, a OAB de Itajaí disse que não fraudou o laudo. “A OAB repudia veementemente todas as acusações e informa que cumpriu o seu dever de levar ao conhecimento dos órgãos competentes a denúncia recebida para apuração. A OAB não tem qualquer interesse em prejudicar quem quer que seja, não conhece as pessoas citadas nas acusações, apenas comunicou os interessados (Semasa, Ministério Público, Instituto Itajaí Sustentável e Prefeitura) sobre os fatos”, dizia a nota da entidade.

  “A OAB tomará as medidas necessárias, administrativas e judiciais,  contra os fatos a ela imputados”.

OAB estadual vai investigar o caso

A diretoria da OAB de Santa Catarina abriu um procedimento interno pra apurar os indícios de irregularidades nos laudos divulgados pela OAB de Itajaí, alegando que a água distribuída em pontos de coletas pelo Semasa é condenada com necrochorume - restos mortais humanos.

A diretoria estadual pediu os esclarecimentos ao presidente da subseção de Itajaí, Renato Felipe de Souza, que tem prazo de 15 dias para esclarecer a situação.

O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, disse que não tinha conhecimento da situação e nem do envolvimento da subseção da OAB no caso.

Justiça tira do ar vídeo da coligação de Robison criticando a água

A juíza Ana Vera Sganzerla Truccolo, da 16ª zona eleitoral, ordenou a retirada de um vídeo da coligação de Robison Coelho (PSDB), com acusações sobre a qualidade da água distribuída nos pontos móveis espalhados pelo Semasa em Itajaí. A justiça ainda concedeu um direto de resposta ao candidato Volnei Morastoni.

A liminar da justiça eleitoral foi em resposta à representação movida pela coligação Avança Itajaí, do prefeito Volnei Morastoni (MDB). A coligação alegou que Robison publicou no Facebook um vídeo considerado agressivo, com conteúdo sabidamente inverídico e com ofensa à honra do prefeito Volnei Morastoni.

Com isso, a juíza determinou a imediata remoção do vídeo do Facebook, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

A juíza ainda determinou o direito de resposta da publicação ao candidato Volnei Morastoni, com multa de R$ 20 mil pra coligação de Robison se não fizer o ordenado, além de poder responder por desobediência eleitoral.

O vídeo foi retirado do Facebook ontem.  João Paulo Tavares Bastos Gama, coordenador jurídico da campanha de Robison Coelho, informou que a coligação irá recorrer dessa decisão.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Entre em contato com a redação ❯
WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






34.204.198.73

Últimas notícias

Traficante é preso com mais de 40 kg de maconha, cocaína e MD no Santa Regina

ITAJAÍ

Traficante é preso com mais de 40 kg de maconha, cocaína e MD no Santa Regina

Bairros de Balneário Camboriú vão ser vistoriados por “caça-esgoto”; veja as ruas 

SE LIGA

Bairros de Balneário Camboriú vão ser vistoriados por “caça-esgoto”; veja as ruas 

Flamengo vence o Criciúma com pênalti bizarro

Brasileirão

Flamengo vence o Criciúma com pênalti bizarro

Marcílio Dias vence o Hercílio Luz e pega o Criciúma na semifinal

Catarinense sub-20

Marcílio Dias vence o Hercílio Luz e pega o Criciúma na semifinal

Se liga: Festa dos Amigos interdita avenida Atlântica no domingo

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Se liga: Festa dos Amigos interdita avenida Atlântica no domingo

Projeto pioneiro de presos da região vai trabalhar com adestramento de cães

ITAJAÍ

Projeto pioneiro de presos da região vai trabalhar com adestramento de cães

Região amanheceu encoberta por cerração

Sol e nuvem

Região amanheceu encoberta por cerração

Casal acusado de lavagem de dinheiro é preso em casa de shows

CAMBORIÙ

Casal acusado de lavagem de dinheiro é preso em casa de shows

Morre Mara Salerno aos 68 anos

ITAJAÍ

Morre Mara Salerno aos 68 anos

Justiça tira da cadeia quatro prefeitos acusados de corrupção

SANTA CATARINA

Justiça tira da cadeia quatro prefeitos acusados de corrupção



Colunistas

Lençóis Maranhenses

Coluna do Ton

Lençóis Maranhenses

João da Caixa visita o JC

JotaCê

João da Caixa visita o JC

Alesc consolida bancadas regionais e emendas podem chegar a R$ 100 milhões

Coluna Acontece SC

Alesc consolida bancadas regionais e emendas podem chegar a R$ 100 milhões

Coluna Esplanada

Segredo oficial

Proteja sua “maquininha de fazer dinheiro”

Diário do Investidor

Proteja sua “maquininha de fazer dinheiro”

Festa da Marvel

Gente & Notícia

Festa da Marvel

“Quiz Lady”

Via Streaming

“Quiz Lady”

Convivendo com a imperfeição

Ideal Mente

Convivendo com a imperfeição

Expectativa no Gigantão

Show de Bola

Expectativa no Gigantão

Direito na mão

Aposentadoria pelo pedágio de 50% e 100%: como funciona?

Saudades de um dia de sol

Foto do Dia

Saudades de um dia de sol

Coluna Exitus na Política

Um tiro pela culatra

Medalha de Bolsonaro a Milei, repórter hostilizada em evento de BC e mais: confira os destaques do DIARINHO nas redes sociais

Na Rede

Medalha de Bolsonaro a Milei, repórter hostilizada em evento de BC e mais: confira os destaques do DIARINHO nas redes sociais

Trip dos Silva

Jackie Rosa

Trip dos Silva

Tema: pedir aumento de salário, dicas para um assunto delicado

Mundo Corporativo

Tema: pedir aumento de salário, dicas para um assunto delicado

Vento terral ou “rapa-canela”: o frio em Itajaí

Coluna Fato&Comentário

Vento terral ou “rapa-canela”: o frio em Itajaí

Histórias que eu conto

Colégio Catarinense 7 – final

Artigos

Nos 164 anos de Itajaí, as pontes são para o futuro



TV DIARINHO


Itapema amanheceu encoberta por neblina neste sábado assim como Balneário Camboriú e outras cidades ...





Especiais

Steven Levitsky: “O atentado contra Trump vai ter menos impacto que a facada em Bolsonaro”

ESTADOS UNIDOS

Steven Levitsky: “O atentado contra Trump vai ter menos impacto que a facada em Bolsonaro”

Por que Balneário Camboriú é a preferida para férias em família?

turismo

Por que Balneário Camboriú é a preferida para férias em família?

 Barra é uma joia do outro lado do rio Camboriú

paraíso

Barra é uma joia do outro lado do rio Camboriú

BC está na rota do turismo que mais fatura no mundo

TODAS AS CORES

BC está na rota do turismo que mais fatura no mundo

De praia de veraneio a polo turístico

transformação

De praia de veraneio a polo turístico



Blogs

Brasileiros se preparam para última etapa da Fórmula E

A bordo do esporte

Brasileiros se preparam para última etapa da Fórmula E

PSD da Dubai convoca sua convenção

Blog do JC

PSD da Dubai convoca sua convenção

Marcas brasileiras na Semana da Moda de Milão

Blog da Jackie

Marcas brasileiras na Semana da Moda de Milão

limpa intestino

Blog da Ale Francoise

limpa intestino

Arquiteta Jordana Battisti, de Balneário Camboriú, apresenta o Café Bistrô Chá da Alice na CASACOR/SC - Itapema

Blog do Ton

Arquiteta Jordana Battisti, de Balneário Camboriú, apresenta o Café Bistrô Chá da Alice na CASACOR/SC - Itapema

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

"O PL continua sendo o nosso vice, mas eu preciso acertar esse detalhe com o governador”

Liba Fronza

"O PL continua sendo o nosso vice, mas eu preciso acertar esse detalhe com o governador”

"Hoje nós não temos um litro de esgoto tratado em Navegantes”

Rogério Tomaz Corrêa

"Hoje nós não temos um litro de esgoto tratado em Navegantes”

"Nós já éramos PL antes do Bolsonaro entrar no PL. Nós não somos aproveitadores que entramos agora”

Carlos Humberto

"Nós já éramos PL antes do Bolsonaro entrar no PL. Nós não somos aproveitadores que entramos agora”

"O prefeito foi sete vezes a Dubai, em um ano, mas não se tem notícia de ter se reunido em um bairro de Balneário Camboriú”

Claudir Maciel

"O prefeito foi sete vezes a Dubai, em um ano, mas não se tem notícia de ter se reunido em um bairro de Balneário Camboriú”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯








Newsletter

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação