Uma moradora do bairro Vila Operária, em Itajaí, está na bronca com o Semasa por conta da água potável que está sendo distribuída gratuitamente pelo município.
Segundo ela, a água estaria causando mal estar e diarreia quando ingerida e também estaria salgada. Maria Gartner, 71 anos, afirma que até uma chaleira elétrica da sua casa queimou por conta ...
Segundo ela, a água estaria causando mal estar e diarreia quando ingerida e também estaria salgada. Maria Gartner, 71 anos, afirma que até uma chaleira elétrica da sua casa queimou por conta de “excesso de sal” na água pega em bombonas.
A idosa conta que vai de bicicleta buscar a água no ponto de distribuição do bairro. “A gente pega a água que a prefeitura dá, que diz que é mineral e, mesmo fervendo, ela fica com sujeira no fundo da chaleira. A gente passa pra um galão em um bebedouro, quando a água desce, ela fica toda leitosa e o fundo do galão fica tudo branco de sal. Foi a água que me deu diarreia e náusea”, acredita.
Não bastassem os problemas para ingerir a água, Maria afirma que está tomando banho frio porque tem medo de queimar a resistência do chuveiro. “Queima a resistência e dá choque. Dentro da casa tenho aquecedor elétrico pra a água do chuveiro, mas tenho medo de danificar a tubulação de água quente por causa do sal”, relata.
Água é de qualidade
Através da assessoria, o Semasa garante que tem feito análises da água distribuída e que a mesma está própria para o consumo. “Todas as análises feitas no ponto de captação e nas caixas atestam a qualidade da água, conforme a legislação vigente. Cumprem-se todos o parâmetros de qualidade”, informou a assessoria.
Com relação a queima de eletrodomésticos, o Semasa tem analisado caso a caso antes de fazer o ressarcimento. “Na instrução normativa entram como ‘casos específicos que serão analisados’. A pessoa precisa apresentar um laudo técnico e abrir um processo no Semasa”, diz a assessoria.
Sem água no Cidade Nova
Mais uma leitora acordou indignada com o Semasa, na terça-feira, por conta da falta de água no bairro Cidade Nova, em Itajaí. Segundo ela, na rua dos Jasmins, a falta de água tem sido comum. “E quando chega, vem sempre suja”, critica. Ela não chegou a abrir um chamado dessa vez, porque a água voltou ainda durante a manhã.
Segundo a assessoria do Semasa, “não houve fechamento de registro no Cidade Nova e nenhuma ocorrência de conserto de rede”. O problema pode ter ocorrido em algum imóvel específico.
Polícia Civil investiga
A polícia Civil já iniciou a investigação sobre a suposta sabotagem ao sistema de abastecimento de água do Semasa que atende as cidades de Itajaí e Navegantes. O delegado regional de Itajaí, Marcio Collatto, confirmou que as denúncias feitas no boletim de ocorrência já começaram a ser apuradas, mas não deu detalhes das investigações.
Na última semana o diretor geral do Semasa, Diego Antônio da Silva, registrou um BO denunciando que a queda da barragem no bairro São Roque, que ocasionou no problema de salinidade na água, bem como rompimentos nas redes de abastecimento em Itajaí e Navegantes podem ter sido ocasionados pela sabotagem.