Itajaí
Passageiros denunciam atrasos e lotação em ônibus da Trasnpiedade
Moradora esperou quase duas horas pra embarcar no terminal da Fazenda. Outro usuário mandou fotos de ônibus cheio
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



A Transpiedade retomou emergencialmente o serviço de transporte coletivo em Itajaí nessa semana e já virou alvo de queixas de passageiros. Conforme relatos de usuários, a empresa não estaria cumprindo os horários, que foram definidos pela prefeitura. Outras denúncias dão conta da superlotação dentro dos ônibus. O município disse que não recebeu queixas sobre os problemas.
Um dos passageiros relata que a esposa foi embarcar no terminal da Fazenda e o ônibus demorou uma hora e 40 minutos pra chegar na segunda-feira. Durante a espera, vários outros ônibus chegaram e pararam, mas a linha que a mulher pegaria não apareceu.
Continua depois da publicidade
“Minha esposa perguntou no terminal os horários e o funcionário disse que os horários não são os postados pela prefeitura e sim os que a Transpiedade pode fazer”, disse. Segundo contou, teria ocorrido uma diferença entre os horários divulgados pela prefeitura e os da empresa. “Os da prefeitura tem alguns que estão errados ainda”, informou nesta quinta-feira.
Além de atrasos, os passageiros também estão sofrendo com lotação. Uma moradora registrou o problema na quarta-feira, às 17h25 na linha 600, que faz o trajeto Santa Regina e Portal II. Entre as medidas preventivas ao coronavírus, os ônibus devem circular com até 50% da capacidade total pra evitar aglomero. O uso de máscara é obrigatório.
Ainda no final de semana, a empresa informou pelas redes sociais que os horários foram recebidos da prefeitura e que poderiam ser ajustados conforme a necessidade. A empresa também orientou que dúvidas e reclamações fossem encaminhadas à secretaria de Urbanismo, responsável pela fiscalização do serviço.
O transporte público foi retomado em 25 linhas, com uma frota de 33 ônibus da empresa. A prefeitura informou que a retomada do serviço tem a fiscalização sob a responsabilidade da diretoria de Mobilidade Urbana, da secretaria de Desenvolvimento Urbano.
“O Município de Itajaí não recebeu nenhuma denúncia de lotação e atrasos. As reclamações encaminhadas pelo jornal serão averiguadas pela fiscalização, já que alguns ônibus estão equipados com câmeras”, esclareceu em nota. Os fiscais da secretaria monitoram a situação. A prefeitura não informou se foi constatado algum descumprimento de medidas nessa primeira semana da volta dos ônibus.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.