Considerado o bar mais antigo de Itajaí, com 58 anos de atividades, o prédio do tradicional bar do Gordo, na esquina das ruas Stringari e José Cândido, em frente à pracinha do bairro São João, foi ao chão após décadas de história, pra dar lugar às mudanças viárias na região.
Continua depois da publicidade
O bar foi aberto em 1962, ainda no bairro Cordeiros, por Lourival Leal, o Gordo. Desde 1965, o estabelecimento funcionava no histórico endereço do São João. Antes de abrigar o bar, o prédio ...
O bar foi aberto em 1962, ainda no bairro Cordeiros, por Lourival Leal, o Gordo. Desde 1965, o estabelecimento funcionava no histórico endereço do São João. Antes de abrigar o bar, o prédio era de uma antiga venda de bairro.
Continua depois da publicidade
Hoje com 81 anos de idade, Gordo ainda segue atrás do balcão. Isso porque a história do bar vai continuar em novo endereço, agora na rua Cargelino Francelino, 294, no São Vicente. O novo espaço foi inaugurado na sexta-feira passada.
A filha do Gordo, Fabiana Leal, e o genro, Juliano Coelho da Silva, ajudam a tocar o comércio junto com o fundador. “É o botequeiro mais velho de Itajaí”, frisa. Ele destaca que, apesar da idade, o sogro ainda continua atendendo a freguesia.
Continua depois da publicidade
A família morava no mesmo prédio que foi demolido. “O local era um ponto de referência no bairro. O pessoal parava pra perguntar tudo ali,” lembra o genro. Ele informou que o imóvel foi desapropriado pelo município e o novo local foi comprado no São Vicente, mantendo viva a história do bar.
O estabelecimento já se adequou aos novos tempos e nesse mês ganhou perfil no Instragam, no endereço @bardogordo1962.
O velho bar foi demolido pela prefeitura após desapropriação do imóvel pra melhorar o acesso à rua Stringari. A via receberá alargamento e adequações nas calçadas, segundo o município, dentro das mudanças viárias para a implantação do binário da rua Indaial.