Sextou! E quem veio passar o final de semana de sol na região foi um lobo-marinho-do-sul. O bonitão, todo exibido, fez uma parada estratégica no molhe da Atalaia para reabastecer as baterias na manhã de sexta-feira.
A espécie tem o nome científico de arctocephalus australis. O projeto de monitoramento de Praias da Bacia de Santos não foi informado sobre a aparição do animal marinho, mas ficou de dar um ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
A espécie tem o nome científico de arctocephalus australis. O projeto de monitoramento de Praias da Bacia de Santos não foi informado sobre a aparição do animal marinho, mas ficou de dar um pulo até o molhe para checar a condição de saúde do animal.
Quem flagrar animal marinho na praia deve acionar o PMP-BS pelo telefone 0800 642 3341. A ligação é gratuita e funciona diariamente das 8h às 17h30. O banhista precisa informar a praia, a cidade e um ponto de referência. A galera do projeto pede às pessoas pra não se aproximarem, não alimentarem e nem tentarem colocar o bicho na água.
A aparição desses animais é comum nas praias da região sul e parte do sudeste do Brasil. São espécies semiaquáticas que partem de colônias reprodutivas no litoral do Uruguai e Argentina. Esse deslocamento das colônias acontece após o período reprodutivo, movimento favorecido pela corrente das Malvinas.
O cansaço do esforço migratório faz com que os animais se aproximem da faixa de areia e de costões rochosos para descansar. Os lobos, assim como os leões marinhos, estão dentro da família Otariidae.
O lobo é um dos vários mamíferos marinhos habitantes do litoral brasileiro. No Brasil, ele é avistado com frequência nas praias do Rio Grande do Sul, mas pode aparecer desde o Rio de Janeiro até a Península de Paracas, no Peru.