Itajaí
Robison Coelho é o pré-candidato a prefeito na chapa de oposição
Anna Carolina, Fernando Pegorini, Rubens Angioletti e João Paulo abriram mão da disputa à majoritária
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Faltando poucos dias para a definição das coligações à disputa da eleição municipal de Itajaí, a oposição ao prefeito Volnei Morastoni (MDB) definiu quem será seu candidato a prefeito. Vários partidos abriram mão da cabeça de chapa para que Robison Coelho (PSDB) seja o pré-candidato a prefeito. A indefinição segue sobre quem será o vice do tucano.
Ao DIARINHO, Robison disse que aceitou o desafio com “vontade de fazer mais por Itajaí e nossa gente, num grupo de oposição que é sangue novo e que mostrou competência e coragem desde 2017”.
O tucano não deu pistas sobre quem prefere como vice. “O grupo é preparado e vamos tomar essa decisão em conjunto”, adiantou. O vereador só alega que o vice precisa ser “uma pessoa que tenha compromisso com um projeto para Itajaí para as próximas gerações”.
Na quarta-feira, Anna Carolina Martins e Fernando Pegorini já tinham desistido de serem cabeças de chapa. Ontem, o vereador Rubens Angioletti (Podemos), um dos nomes mais fortes, desistiu da condição de candidato a prefeito ou vice.
“A oposição trabalha e caminha junta nestes três anos e nove meses em fiscalizações e defesas do povo. Não faz sentido estar dividida nestas eleições. Esta semana a oposição se uniu novamente, após gestos grandiosos de Anna Carolina, Fernando Pegorini, João Paulo Tavares Bastos, Otto Luiz Quintino Júnior, Edson Lapa, Nikolas Reis, Robison Coelho, e eu, Rubens Angioletti, que retiramos nossas pré-candidaturas a prefeito para podermos formar outra que uniu a todos: Robison Coelho. O vice ainda será definido”, publicou Angioletti no Facebook.
Ao DIARINHO, Rubens confirmou que não é mais pré-candidato a prefeito ou vice na chapa de oposição. Ele segue como pré-candidato a vereador. “Quando há muitos candidatos a dividir os votos (havia oito précandidatos), geralmente favorece quem já está no poder e conta com votos dos cargos, familiares e grupos que dependem do governo. A oposição ficou muito mais forte e ficará ainda mais, já que outras forças políticas vão se unir em torno de uma única pré-candidatura de oposição para enfrentar a única da situação”, disse Rubens.
O vereador Otto Quintino (PRB) disse ao DIARINHO que por enquanto se lançou como pré-candidato a vereador. “Meu nome está à disposição, não importa quem for indicado. Estivemos juntos nestes três anos de câmara, essa união é fundamental na caminhada”, disse.
Já João Paulo Paulo Bastos Gama (PP), em nota, informou que retirou a pré-candidatura a prefeito pelo partido Progressistas. “Em virtude das decisões político-partidárias consignadas no atual contexto pré-eleitoral, o “Progressistas Itajaí” hipoteca seu apoio à candidatura de Robison Coelho, por acreditar que é o candidato a agregar as oposições em torno do melhor projeto para nossa cidade”, disse. João informa que a candidatura de vice-prefeito ainda está sendo definida.
Disputa para vice
O pastor Edson Lapa (PSL) reforçou nas redes sociais que segue como pré-candidato a vice. “Meu nome segue à disposição do grupo para compor à chapa majoritária”, anunciou, na noite de quarta-feira.
Outro nome que surgiu para compor a chapa de oposição seria o de Osvaldo Mafra (Solidariedade). O DIARINHO conversou com o líder sindical, mas ele adiantou que não houve convite da chapa de oposição para ser vice-ao lado de Robison Coelho.
“O Solidariedade não participou dessa construção. Estamos então mantendo a pré-candidatura a prefeito”, disse Mafra. A convenção do Solidariedade será no sábado, de forma on-line. Porém, Mafra confidenciou que, antes de sábado, tem reunião agendada com Robison Coelho.
Além de Lapa e Mafra, correm por fora na disputa pela vaga de vice, Patrick Dauer (Avante) e o professor Adão Bittencourt (Patriota).