Itajaí
Hotéis lotados sugerem retomada
Em Balneário, a taxa de ocupação foi de 80%. Itajaí também registrou um movimento acima do esperado
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O movimento de turistas em Balneário Camboriú, no feriadão da Independência, foi considerado positivo pelo setor hoteleiro da cidade. De acordo com o sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol), a taxa de ocupação foi de 80%, o que aponta para uma boa perspectiva para a temporada de verão que se aproxima.
O presidente do Sindisol, Isaac Pires, destaca também o perfil familiar dos turistas que visitaram a cidade no último final de semana.
“A cidade estava cheia e todo mundo respeitando os protocolos. Não tivemos casos de abuso, as pessoas respeitaram o uso de máscaras, foi um público educado e consciente”, comenta. Segundo ele, em função do feriado estendido em Curitiba e pela facilidade de acesso rodoviário, os paranaenses foram os principais visitantes nos últimos dias.
Dos 24 mil leitos que Balneário dispõe, 50% está liberado para uso, o que corresponde a 12 mil vagas de hospedagens. Para Isaac, o setor ainda está se acostumando com a nova realidade, mas já tem uma expectativa de crescimento para o final do ano e a temporada de verão, com uma procura grande por reservas entre dezembro e março do ano que vem.
“Balneário Camboriú está atravessando muito bem essa questão da pandemia, se destacou por ter praticado os protocolos de saúde. Qualquer família que vai viajar vai pensar primeira na segurança dos protocolos. Hotéis, restaurantes, bares e a comunidade estão fazendo a sua parte e a resposta tem sido positiva dos turistas, até mesmo de pessoas que ainda não conheciam a cidade”, destaca o presidente do Sindisol.
Entre as famílias que procuraram a hospedagem em Balneário Camboriú nessa semana está a do carioca Rodrigo Silva, de Volta Redonda, que trouxe a esposa e as duas filhas pequenas para passear na cidade e também levá-las para conhecer o parque Beto Carrero, em Penha. “É a primeira vez que estamos visitando Balneário e por enquanto está tudo ótimo, estamos esperançosos que dê tudo certo na viagem”, falou.
Nova estratégia
Isaac Pires conta que o setor já está investindo nas contratações de funcionários para a temporada e há novos bares e restaurantes sendo abertos, acreditando na retomada do turismo na cidade.
Além de todas as medidas sanitárias adotadas nos hotéis, o setor tem buscado estratégias para minimizar os riscos de propagação do vírus. Uma delas será barrar o turismo estudantil para evitar grandes aglomerações. A intenção é focar no turismo familiar, buscando qualificar o perfil do público que frequenta a hotelaria da cidade.
Itajaí também teve movimento acima do esperado
Apesar do tempo ruim no final de semana, muita gente aproveitou para viajar para a região de última hora, conta o sócio-proprietário do Sandri Palace Hotel, Giovani Sandri. Para ele, o movimento no feriadão foi acima do esperado para a rede hoteleira, com muitos turistas chegando sem reserva e procurando pela hospedagem direto no balcão do hotel.
“Muitas reservas aconteceram no dia, até acima do que a gente vê na temporada de verão. É um indicador de que as pessoas estavam receosas de viajar, e acabaram decidindo em cima da hora, principalmente vindo dos grandes centros. Quebrar esse paradigma vai depender muito do nosso trabalho. A gente percebe que o segmento (do turismo), de um modo geral, está preparado, sabemos a importância de quebrar esse medo”, comenta.
Sobre a temporada de verão, Sandri explica que há pouca procura de reservas ainda. Segundo ele, durante a pandemia muitos clientes acabaram ficando com cartas de crédito para utilizar a hospedagem do hotel no futuro, mas optaram por postergar a vinda para Itajaí ou Balneário, esperando um momento mais seguro em relação ao coronavírus.
“Eu acho que vai ter uma temporada de verão curta, porém intensa. Vai depender da questão das aulas, se em janeiro haverá retomada das escolas ou não. Se estivermos preparados, vai dar um movimento intenso em um período de duas a três semanas”, acredita. Por enquanto, apenas o hotel Sandri de Itajaí está aberto, enquanto a unidade de BC só reabrirá em outubro.