Mesmo com placas proibindo animais na orla de Balneário Camboriú, moradores contam que com frequência flagram cães circulando com os donos nos sete quilômetros de areia da praia Central.
Um morador, que pediu pra não ter o nome divulgado, chegou a registrar um vídeo, na tarde de quarta-feira, na Barra Sul. “Cachorros estão usando a praia, num descaso dos donos e desrespeito para ...
Um morador, que pediu pra não ter o nome divulgado, chegou a registrar um vídeo, na tarde de quarta-feira, na Barra Sul. “Cachorros estão usando a praia, num descaso dos donos e desrespeito para com os demais usuários e moradores, pois é proibido por lei”, comenta o morador F.A.
Além da falta de educação, segundo F., os animais podem transmitir doenças. “Eu adoro cachorro, mas respeito a lei e as pessoas que usam a praia.”
Entre as doenças transmissíveis para os humanos está parasitoses intestinais responsáveis por dores de barriga, gases, vômitos, diarreia e perda de apetite, além do famoso bicho geográfico, que causa feridas e coceira.
Os animais também podem pegar conjuntivite, ter problemas de pele e ser atingidos por outros parasitas ao colocarem as patinhas na areia.
Andar com os animais na areia não faz bem pro animal e nem pro dono, por isso a Lei 4085, de 11 de dezembro de 2017, proíbe animais nas praias em Balneário. Há diversas placas na orla informando sobre a proibição.
Em casos de desrespeito, os moradores devem acionar a ouvidoria do município. As denúncias podem ser feitas nos telefones (47) 3367-7024, 9998-21959 e 0800 6443388. A fiscalização na orla é feita pelos fiscais de Postura da cidade.