Itajaí
BC libera quadras de esportes
Quadras particulares poderão voltar a funcionar de segunda-feira a sábado. Itajaí liberou mais atividades em novo decreto
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A prefeitura de Balneário Camboriú autorizou, em decreto publicado na terça-feira, a volta das práticas esportivas individuais e coletivas amadoras em espaços privados. Com isso, as quadras esportivas poderão voltar a funcionar de segunda a sexta-feira das 18h às 23h, e aos sábados das 8h às 20h.
O decreto enumera as regras que devem ser cumpridas pelos espaços e também pelos praticantes. A definição foi discutida entre profissionais da vigilância Sanitária e representantes do setor.
É obrigatório disponibilizar álcool em gel e fazer o controle de temperatura de todos os participantes antes do acesso ao espaço. Os jogos poderão ter no máximo uma hora, intercalados em meia hora, entre um horário e outro, para a desinfecção dos equipamentos e espaços.
Não será permitida a presença de torcida e as áreas como churrasqueiras coletivas permanecem fechadas. Os locais que disponibilizam serviço de bar, restaurante e lanchonete não poderão servir comida e bebidas, ficando autorizados apenas os serviços de tele entrega, drive-thru ou retirada no local.
É obrigatório o uso de máscara para todos os funcionários do estabelecimento e recomendado aos que praticam atividades esportivas o uso das máscaras. Os atletas também devem levar água de casa. Já os vestiários poderão ser usados sem aglomeração de pessoas, e os chuveiros onde houver boxe individualizado.
As quadras de esportes já retomaram às atividades seguindo as novas regras. É o caso da Celd, no bairro Nova Esperança, que conta com quatro quadras. Para cumprir a determinação, apenas duas quadras, em lados opostos, são usadas simultaneamente, intercalando os horários com as outras duas.
Segundo a proprietária, Aline Dalmolin, a retomada será importante para equilibrar as contas e manter a clientela, que estava esperando ansiosa pela liberação do futebol. “Nos dois primeiros meses nós tivemos que fazer um trabalho forte de atendimento remoto, porque o tempo todo os clientes entravam em contato perguntando quando ia ser liberado. Até todo mundo entender que era uma questão de saúde, de ordem mundial, foi um tempo necessário,” explica.
Antes da pandemia a Celd tinha cerca de 90 grupos de mensalistas, número que terá que ser reduzido pelas restrições. Se antes eram 20 partidas por dia, com as novas regras serão possíveis até oito jogos.
Lei dispensa 200 dias letivos
O presidente Jair Bolsonaro sancionou ontem a lei que desobriga creches, escolas e instituições de ensino superior a cumprirem o mínimo de 200 dias letivos em 2020.
A flexibilização já estava valendo desde abril, quando Bolsonaro editou a medida provisória. Como o texto passou por mudanças no Congresso, foi necessário ser convertido em lei e sancionado.
A lei prevê que a carga horária mínima de 800 horas precisa ser cumprida pelos alunos do ensino fundamental em diante. Só que as escolas podem escolher compensar os dias letivos perdidos em 2021, mesmo que o aluno já esteja no ano escolar seguinte.
A carga horária pode ser completada com atividades pedagógicas remotas.
Bolsonaro vetou seis trechos. Entre eles, o trecho que previa que a União desse assistência técnica e financeira a estados e municípios pra realização de atividades pedagógicas não presenciais. E o trecho que determinava que MEC e secretarias estaduais de educação conversassem sobre as datas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Aulas suspensas até 12 de outubro
A secretaria de Estado da Educação decidiu manter a suspensão das aulas presenciais pelo menos até 12 de outubro em Santa Catarina. A decisão foi anunciada na manhã de ontem, de acordo com as medidas de combate ao coronavírus.
A definição vale para as redes pública e privada, municipal, estadual e federal, relacionadas à educação infantil, nível fundamental, médio, educação de jovens e adultos (EJA) e ensino técnico. A nova data apresentada é uma resposta ao quadro demonstrado até terça-feira pelo secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, o secretário da Educação, Natalino Uggioni. Segundo André, são 12 regiões do estado consideradas com risco gravíssimo e quatro com risco grave.
Ontem completou cinco meses desde a suspensão das aulas presenciais em todo o estado.
Itajaí libera encontros religiosos e quadras sintéticas; restrição ao horário de comércios diminui
Itajaí alterou os horários de restaurantes, bares, comércios e shopping até às 23h. Os cultos religiosos, que antes só podiam acontecer nos finais de semana, agora estão liberados pra acontecer qualquer dia. As regras começam a valer hoje e seguem até o dia 26 de agosto.
As quadras esportivas de clubes e condomínios seguem com o uso proibido. As academias públicas ao ar livre, playgrounds, parques e praças também estão com acesso suspenso. As atividades esportivas coletivas ficam proibidas, inclusive em áreas públicas e condomínios.
O decreto também proíbe o acesso a espaços públicos como praças, praias e parques. Ônibus municipal, intermunicipal e interestadual s continuam suspensos.
As aulas presenciais ficam paralisadas até 12 de outubro, tanto na rede pública como na privada, assim como o funcionamento de cinemas, teatros, casas noturnas, museus e similares.
Mercados, padarias, supermercados, shoppings, comércios, restaurantes e similares podem funcionar de segunda-feira a domingo das 8h às 23h. O acesso a supermercados continua limitado a uma pessoa por família, com medição obrigatória da temperatura de todos os clientes.
Já os bares podem atender ao público de segunda-feira a sábado das 6h às 23h. Os espaços precisam ficar fechados aos domingos.
As igrejas e templos religiosos podem voltar a fazer missas e cultos religiosos todos os dias da semana. Os locais só precisam respeitar a lotação máxima em 30%, com ocupação de cadeiras alternadas.
As quadras esportivas particulares podem voltar a funcionar, mas só para a prática esportiva. O decreto determina intervalo mínimo de uma hora entre os jogos, participação somente de maiores de 12 anos e que a temperatura seja medida na entrada da quadra.
O decreto mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os espaços, sejam e públicos ou privados.
O município reforça a importância de a população manter o isolamento social sempre que possível e todas as medidas preventivas, como a higienização das mãos, a etiqueta da tosse não participar de aglomerações.