Alexson Luiz Breda, 52 anos, e Belani Niedermeier Breda, 51, de Balneário Camboriú, começam hoje uma aventura sobre magrelas que só vai terminar na semana que vem, na cidade de Maravilha, região Oeste de Santa Catarina. A irmã de Belani, Lina Niedermeier, 56, de Itapema, que foi a grande incentivadora do casal, também tá junto no desafio de mais de 600 quilômetros pra cruzar o estado do litoral ao interior do Estado.
A partida tava programada pras 6h30 da manhã desta sexta. De Balneário, o trio do pedal pegaria a BR-101 até chegar a BR-470, em Navegantes, no sentido Blumenau. Do Vale Europeu, o percurso sobe a serra até a BR-282, que liga o Planalto ao Oeste. ...
Continua depois da publicidade
A partida tava programada pras 6h30 da manhã desta sexta. De Balneário, o trio do pedal pegaria a BR-101 até chegar a BR-470, em Navegantes, no sentido Blumenau. Do Vale Europeu, o percurso sobe a serra até a BR-282, que liga o Planalto ao Oeste.
Continua depois da publicidade
De acordo com Alexson, que é bancário aposentado, a meta é fazer 100 quilômetros por dia, cumprindo o trajeto em seis dias de viagem.
Em Maravilha, de onde o casal é natural, eles pretendem ficar por uns dias para as comemorações de aniversário de 80 anos do pai de Alexson. Depois, farão a viagem de volta.
Continua depois da publicidade
No caminho, os bicicleteiros vão pernoitar em hotéis para descansar bem e poder garantir a quilometragem diária. O casal programa uma parada em Joaçaba, onde também tem parentes. No bagageiro vão roupas, água, capa de chuva, câmaras reservas e apetrechos para consertar as magrelas caso seja necessário.
Com experiência de quase três anos andando de bike pelas cidades da região, Alexson e Belani tavam se preparando para a viagem desde que Lina, praticante do ciclismo há mais tempo, fez a sugestão para ir visitarem os parentes de bicicleta. Alguns familiares em Maravilha torceram o nariz para a ideia mas acabaram concordando. “Deu empate técnico”, brinca o aposentado, sobre os parentes que foram pró e contra a aventura.
Do lazer à aventura
Com pelo menos 2100 quilômetros acumulados de pedaladas pela região, o casal se diz preparado para a aventura. Eles já cruzaram juntos as cidades de Navegantes, Penha, Itapema, Gaspar e Luiz Alves, sendo que a maioria mais de uma vez. As pequenas aventuras na região começaram depois que Alexon e Belani decidiram andar de bicicleta por lazer em Balneário.
Eles moram na cidade há cerca de dois anos, para onde foram depois que se aposentaram. “Será nossa primeira viagem de longa distância”, destaca Alexson. “A gente vai sentir como é”, completa Belani.
Continua depois da publicidade
Além da subida da serra, Alexson observa que o sol forte pode ser um inimigo na jornada. Por isso, torce para que tempo fique ameno. Uma chuvinha até pode ser boa, mas se ocorrer temporais a viagem pode atrasar. Outro risco apontado por parentes é o trânsito nas rodovias, mas os aventureiros são cuidadosos.