Até amanhã os itajaienses ainda têm a chance de curtir as imagens do habilidoso fotógrafo Jorge Spichaki, 47 anos. A exposição “Deserto de Atacama: Realidade de Contrastes Ampliada” fica aberta ao público até esta terça na escola Municipal Alberto Werner, no bairro Carvalho.
Jorge, que já fotografou em países em países como Espanha, Itália, França, Portugal e Suíça, recentemente esteve no Chile registrando as imagens do famoso e temível deserto de Atacama. Vulcões, salares ...
Jorge, que já fotografou em países em países como Espanha, Itália, França, Portugal e Suíça, recentemente esteve no Chile registrando as imagens do famoso e temível deserto de Atacama. Vulcões, salares, céu de um azul sem igual devido à baixa umidade, lagos com água na cor verde esmeralda, Flamingos, llamas,Vicunhas, Zorros (Raposa Andina ou Lobo Andino) dentre outros animais que habitam as terras Atacamenhas estão nas fotos que a comunidade pode apreciar.
Jorge é jornalista formado pela Univali, fotografa para bancos de imagens nacionais e internacionais e já tem no currículo, além de mais de 15 exposições, fotos em acervos de museus e galerias.
O convite para a exposição da escola do Carvalho foi feito pela professora Vilmara Pereira e o jornalista diz que gostou da ideia de levar a arte e a técnica da fotografia para e a comunidade escolar. “Expor numa escola pública para mim foi um dos melhores momentos de toda minha vida profissional”, afiança.
Ele gostou tanto que espera conseguir levar a exposição para outras escolas públicas de Itajaí e região. Os contatos do fotojornalista são 47-996226480 e licancabur77@gmail.com. A exposição é feita sem custos para as escolas.
O mais árido
O Atacama fica ao norte do Chile. Com cerca de 200 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo, pois chove muito pouco na região, em conseqüência das correntes marítimas do Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude. Já foi registrado como o menor índice pluviométrico do planeta.
As temperaturas variam entre 0ºC à noite e 40ºC durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto. Uma delas, muito conhecida, é San Pedro de Atacama, que tem em torno de 3 mil habitantes e está a 2400 metros de altitude. Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo inteiro, mochileiros, fotógrafos, astrônomos, cientistas, pesquisadores, e aventureiros.
A escola Alverto Werner fica na rua Francisco Rodrigues Pereira, no Caravalho (Loteamento da Polícia), em Itajaí. A entrada é gratuita e a visitação pode ser feita das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.