Itajaí pode ter uma nova empresa de transporte tocando o serviço de ônibus a partir de hoje. No fechamento desta edição, às 22 horas de ontem, uma reunião entre a prefeitura e representantes da Coletivo devia selar a troca do comando do serviço, a partir da manhã deste 1o- de agosto.
O secretário Celso Goulart, da secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, e o advogado da Coletivo discutiam a declaração de desistência de contrato. Com o documento, a nova empresa, a Transpiedade ...
O secretário Celso Goulart, da secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, e o advogado da Coletivo discutiam a declaração de desistência de contrato. Com o documento, a nova empresa, a Transpiedade, do Paraná, colocaria seus ônibus para circular imediatamente. Nos últimos meses, Itajaí enfrentou três greves por atraso nos pagamentos dos funcionários da Coletivo.
No final de semana, a empresa paranaense trouxe 19 ônibus para Itajaí e os deixou estacionados num pátio do bairro Salseiros. Num primeiro momento, a empresa Teftur, de Itajaí, ajudará no serviço, até que a Transpiedade traga outros amarelões.
Se o acordo entre a Coletivo, Transpiedade e prefeitura de Itajaí se confirmar, o prefeito Volnei Morastoni (PMDB) assina o decreto cancelando o contrato com a empresa que por mais de 30 anos tocou o transporte público de Itajaí. A prefeitura ainda não tem uma nova data para lançar o edital de concessão que vai definir quem assume permanentemente o serviço.
Sitraroit tá por fora
O advogado do sindicato dos Motoristas de Itajaí e Região (Sitraroit), Denísio Dolásio Baixo, diz que soube através de funcionários da Coletivo que, desde sábado, a empresa forasteira estava fazendo entrevistas para contratações de motoristas e cobradores. “A princípio iriam contratar 40 motoristas e 40 cobradores, mas oficialmente o sindicato não foi avisado de nada, estamos sabendo através dos motoristas”, conta.
Hoje tem audiência na 1ª Vara do Trabalho sobre a situação dos funcionários da Coletivo. Nesta terça-feira, confira novidades sobre o caso acessando www.diarinho.com.br.