A biblioteca pública de Itajaí Norberto Cândido Silveira Júnior completou 11 anos ontem. E a data tem motivos de sobra pra comemorar. A casa tem um acervo com mais de 40 mil obras à disposição da população e em breve passará por uma restauração pra consertar o telhado e as infiltrações nas paredes.
Além do grande acervo, a biblioteca tem um arquivo de jornais, revistas e gibis que podem ser acessados gratuitamente pelas pessoas que forem até o local, que fica na rua Heitor Liberato, em frente ...
Além do grande acervo, a biblioteca tem um arquivo de jornais, revistas e gibis que podem ser acessados gratuitamente pelas pessoas que forem até o local, que fica na rua Heitor Liberato, em frente ao paço municipal, na Vila Operária. A biblioteca também tem espaço com nove computadores que podem ser usados pra acessar à internet. Cada usuário pode ficar conectado por uma hora, e se não houver pessoas esperando, o tempo pode ser prolongado.
Continua depois da publicidade
Edite Post Alves, diretora da instituição, explica que a biblioteca é muito procurada, especialmente por estudantes da rede municipal de ensino. A população em geral também frequenta o local e entre os títulos mais procurados estão livros que inspiraram filmes, de autoajuda e também os de espiritismo. Hoje não posso mais dizer que o livro do Harry Potter é o mais procurado, brinca a diretora, lembrando que houve um tempo em que a procura pelas histórias do bruxinho era grande.
Pra pegar um livro emprestado, o procedimento é simples. O interessado deve ir até a biblioteca com identidade, comprovante de residência e o número de um telefone fixo. O usuário preencherá um cadastro e poderá ficar com um livro por até 15 dias. O prazo pode ser renovado pelo mesmo período. A renovação pode ser feita na própria biblioteca ou através do site www.biblioteca.itajai.sc.gov.br. Caso o cidadão não entregue o livro dentro do prazo, ele pagará uma multa.
Restauro
Edite comenta que nestes 11 anos de história, além de um grande acervo, há outro motivo para comemorar: a casa será restaurada. A obra já foi licitada, a empresa vencedora já é conhecida e antes de outubro as obras devem começar. Segundo a diretora, os principais problemas da biblioteca são o telhado, as infiltrações na parede e as calçadas.