Itajaí

Povão abusa no consumo de energia por causa do baita frio deste inverno

Banhos demorados e uso de aquecedores são considerados os principais vilões

Pra se manter aquecido nesse friozão, a primeira saída do povão é ligar o aquecedor ou ir tomar um baita banho quente. O problema é a conta de luz no final do mês, que tá assustando muita gente. Segundo informações da Celesc, o consumo de energia neste inverno está cerca de 10% maior do que no mesmo período do ano passado, aqui na Santa & Bela. Pra especialistas, além do frio, outra causa pra este aumento é que o número de eletrodomésticos nas baias também cresceu.

O engenheiro Gilberto Aguiar, chefe do departamento técnico-comercial da Celesc, revelou que na última quinta-feira houve um pico de energia, algo raro de rolar no inverno. “O estado tem um crescimento ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O engenheiro Gilberto Aguiar, chefe do departamento técnico-comercial da Celesc, revelou que na última quinta-feira houve um pico de energia, algo raro de rolar no inverno. “O estado tem um crescimento em média de 4% [no consumo]. Normalmente, só temos picos de energia no verão, por causa do número de turistas, mas na última semana tivemos isso no inverno. É algo novo nessa época. Este ano, o inverno está consumindo cerca de 10% a mais de energia do que o mesmo período de 2010”, diz o sabichão.

Continua depois da publicidade

Quem confessa que abusou do aquecedor na semana passada por causa da friaca é dona Eulita Terezinha Wolf, de 78 anos, que até começou a se preparar pra próxima conta de energia. “Na semana passada, a gente teve que ligar o aquecedor todos os dias por causa do frio. Agora é só esperar o susto”, brinca a peixeira.

Vendas aumentam pacas

Uma das razões do alto consumo de energia neste inverno pode estar no baixo preço de produtos eletrônicos e também no bom momento da economia. “O fácil acesso que a população tem a eletrodomésticos, seja pelo baixo preço ou pela situação financeira que melhorou, ajuda bastante a explicar os números. Apesar dos aparelhos serem mais econômicos, o número cresceu. Antes, em uma casa, apenas o quarto dos pais tinha chuveiro elétrico, mas agora tem até no quarto dos filhos”, afirma Gilberto.

Quem está feliz com isso são os lojistas, que vendem mais. Sidney Victor da Silva, gerente de loja de eletrodoméstico no centro de Itajaí, afirma que as vendas já são 20% maiores que em 2010. “As vendas estão bem melhores este ano. Só de aquecedores, vendemos cerca de 20% a mais do que no ano passado, nessa mesma época”, comemorou o gerente. Os aquecedores, aliás, são objetos difíceis de achar e estão em falta na maioria das lojas peixeiras.

Consumo menor no inverno

Na contramão da energia, o consumo de água diminui no inverno. Segundo a assessoria de comunicação do Semasa, isto rola principalmente por causa da queda no turismo. “No inverno, o consumo é cerca de 20% menor do que no verão, quando aumenta a população por causa dos turistas”, disse o assessor de comunicação do Semasa, Murilo José, que não conseguiu verificar se o povão tá gastando mais água neste inverno, com relação à estação mais fria do ano passado.

Não desperdice energia e não bote fogo na casa

- Ao chegar em casa, não ligue todas as luzes;

Continua depois da publicidade

- Usar sempre lâmpadas fluorescentes, que são mais econômicas;

- Usar secadora e máquina de lavar apenas quando estiverem completamente cheias;

- Desligue o aquecedor quando ele já esquentou o ambiente. É perigoso deixar ligado a noite inteira, por causa do risco de incêndio;

Continua depois da publicidade

- Não cubra o aquecedor e nem utilize-o no banheiro, com a umidade, o aparelho pode estragar.

 

Continua depois da publicidade






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


🛥️⚖️ BRIGA NA JUSTIÇA! | Um publicitário entrou na Justiça contra a Marina Itajaí após acusar que sua ...



Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Blogs

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Espaço Saúde

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Líderes do Cris

Blog do JC

Líderes do Cris



Diz aí

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"

Diz aí, Jorge Gastaldi!

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.