Itajaí

Dia Mundial de Combate à Hepatite terá vacinação nas citys da região

A inflamação no fígado, se não for tratada bem direitinho, pode resultar numa doença grave e até matar o doente

Hoje é Dia Mundial de Combate à Hepatite e de vacinação pra pessoas de até 24 anos de idade. Pra honrar a data, a secretaria de Saúde peixeira montou postos de atendimento pra picar o povão e também informar sobre a doença. Outras atividades durante a semana devem alertar os itajaienses sobre o perrengue que atinge mais de três milhões de brasileiros. Em Balneário Camboriú, Cambu e Itapema também haverá ações pra galera.

Continua depois da publicidade

A hepatite é a inflamação do fígado e pode ser provocada por abuso de bebidas alcoólicas, por reação não desejada de alguns remédios e por vírus. As causadas por vírus são transmitidas de uma pessoa ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

A hepatite é a inflamação do fígado e pode ser provocada por abuso de bebidas alcoólicas, por reação não desejada de alguns remédios e por vírus. As causadas por vírus são transmitidas de uma pessoa pra outra. Se não tratada, a hepatite pode até matar.

Continua depois da publicidade

O diretor da vigilância epidemiológica da secretaria de Saúde de Itajaí, médico Marcos Corrêa, explica que os casos mais frequentes de hepatite no país são do tipo B e C, e que pra diagnosticar a doença é muito simples. “As vacinas que vamos dar serão para o tipo B da doença, pois não há para o tipo C. Mas para diagnosticar qualquer tipo de hepatite, basta fazer um simples exame de sangue e em 10 dias o cidadão tem o resultado que pode evitar vários transtornos. Se tiver a doença, quanto mais cedo começar a tratar, melhor”, explica o dotô.

A campanha terá como tema “Vacine-se. Não deixe a hepatite B invadir a sua vida”. Tendas de orientação foram colocadas em quatro pontos estratégicos de Itajaí, onde as pessoas poderão se informar sobre o diagnóstico e tratamento das hepatites virais, sobre a importância da prevenção e também realizar exames. O atendimento será das 8h às 18h e as barraquinhas ficarão nos supermercados Max, no São Viça; no Xande, na Fazenda; no Angeloni e no calçadão da Hercílio Luz, ambos no centro.

Continua depois da publicidade

Atualmente, cerca de 480 pacientes peixeiros participam de um programa de atendimento a pessoas com hepatite, mas os casos devem ser bem maiores. “A quantidade real de pessoas com a doença deve ser bem maior, e elas nem sabem o risco que estão correndo. A campanha serve justamente pra sensibilizar a população sobre a importância da prevenção. Então é importante que todos com até 24 anos compareçam”, convida a enfermeira Áurea Sant’Angelo.

Em Itajaí, ainda serão realizadas capacitações pra médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e demais profissionais da saúde sobre atualização em hepatites virais.

Nas outras citys

Menos de 100 pacientes sitratam de hepatite na Maravilha do Atlântico, Camboriú e Itapema. Neste ano, 36 moradores do Balneário tão recebendo medicamentos e acompanhamento diário, a maioria portadora da hepatite B. Já em Cambu, o número aumenta pra 44. Pra fechar, em Itapema, apenas quatro casos são bizolhados.

Pra evitar pegar a desgraceira, os profissionais da saúde lembram que é importante se vacinar. E neste dia de combate ao mal, todos os postinhos dos três municípios deixarão as vacinas à disposição pro povão interessado em se imunizar. No Balneário e Camboriú também serão oferecidas palestras aos profissionais da área.

Continua depois da publicidade

Tipos de hepatites e como se pega

- Hepatite A: transmitida pela boca e fezes de pessoas doentes e por água e alimentos contaminados.

- Hepatites B, C e D: transmitida por agulhas compartilhadas, sexo sem proteção, transfusão de sangue e derivados, alicates de cutículas, lâminas de barbear e de mãe infectada pro filho durante o parto.

Como prevenir

- Hepatite A: lavar as mãos após usar o banheiro, troca de fraldas e antes de comer ou preparar alimentos. Prefira ingerir alimentos cozidos. Utilizar água tratada. Quando não estiver disponível, deve ferver por cinco minutos ou diluir duas gotas de hipoclorito de sódio pra um litro de água.

Continua depois da publicidade

- Hepatite B, C e D: praticar sexo seguro com o uso de camisinha. Não compartilhar agulhas, lâminas de barbear e escovas de dente. Utilizar e exigir materiais descartáveis ou esterilizados.




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.44

TV DIARINHO


🔒🚓 FORAGIDO PRESO EM ITAJAÍ! Acusado de assassinato e tráfico, um homem de 29 anos foi preso no bairro ...





Especiais

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Taxação de super ricos

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

VÍCIO EM APOSTAS

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

DIREITOS HUMANOS

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

LUTA POR DIREITOS

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

Vítimas relatam abusos por lideranças de terreiro de candomblé em Belo Horizonte (MG)

ABUSOS EM TERREIRO

Vítimas relatam abusos por lideranças de terreiro de candomblé em Belo Horizonte (MG)



Blogs

Perseguição política

Blog do JC

Perseguição política



Diz aí

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”

QUARTA-FEIRA

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”

"Eu ouço todo mundo, mas quem toma a decisão final sou eu

Diz aí, Robison Coelho!

"Eu ouço todo mundo, mas quem toma a decisão final sou eu

Prefeito Robison Coelho será entrevistado ao vivo pelo DIARINHO

Diz aí

Prefeito Robison Coelho será entrevistado ao vivo pelo DIARINHO

"Se eu não conseguir reverter, eu não quero nunca mais saber de política"

Diz aí, Alexandre Xepa!

"Se eu não conseguir reverter, eu não quero nunca mais saber de política"

Prefeito de Itapema participa do “Diz aí!” e do "Desembucha"

AO VIVO

Prefeito de Itapema participa do “Diz aí!” e do "Desembucha"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.