A friaca que os peixeiros enfrentaram ontem deve continuar hoje, segundo os sabichões da meteorologia. A temperatura chegou aos 5ºC e a defesa civil de Itajaí até mandou um alerta pra equipe do programa de Orientação ao Migrante (POM). Tanto na city peixeira como no Balneário Camboriú, as casas de passagem estão lotadas. A previsão é que esquente um pouco no final de semana, mas a chuva pode dar as caras.
Continua depois da publicidade
Com a baixa temperatura da manhã de quinta, a defesa civil falou ao pessoal do POM que reforçasse o trabalho de recolher pessoas nas ruas. Com o frio intenso, há um risco ainda maior paras as pessoas ...
Com a baixa temperatura da manhã de quinta, a defesa civil falou ao pessoal do POM que reforçasse o trabalho de recolher pessoas nas ruas. Com o frio intenso, há um risco ainda maior paras as pessoas que dormem na rua, então procuramos alertar a equipe do abrigo, conta Everlei Pereira, chefe da defesa civil.
Continua depois da publicidade
O aviso foi bem recebido pela equipe do POM, mas ainda há dificuldades a superar. Procuramos atender a população, principalmente quando há um alerta da defesa civil, mas infelizmente muitos nem querem ajuda. Nesta quinta-feira, tentamos ajudar sete pessoas, mas apenas duas quiseram ir para o abrigo. Os outros não aceitaram nem os cobertores para se proteger, revela Léia Rocha Silva, coordenadora do POM. A casa de passagem de Itajaí tem capacidade pra 15 pessoas, mas ontem abrigava 18.
Já o secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social de Balneário, Luiz Maraschin, disse que a situação na city é a mesma. Não recebemos aviso da defesa civil local, mas nessa época do ano sempre trabalho com a lotação completa [na casa de passagem]. O frio é muito perigoso pras pessoas que dormem no relento, confirma o bagrão.
Continua depois da publicidade
Deve esquentar no findi
Segundo os dados do laboratório de climatologia da Univali, os termômetros peixeiros registraram mínima de 5ºC ontem e hoje não será diferente. A previsão é que hoje tenhamos a mesma temperatura que ontem, ou até um pouco menor. Mas os ventos devem voltar ao normal, na faixa dos 10 km/h. A temperatura deve esquentar no sábado e no domingo, com temperaturas entre 14ºC e 25ºC, garante o sabichão Sergey Alex de Araújo, coordenador do laboratório.
Enquanto o frio não passa, os peixeiros se aquecem de todo jeito. A dona de casa, Rosemary Salazar, 59 anos, conta como enfrenta a friaca. A única saída é usar bastante roupa e se esconder do frio e do vento. Também tomo muita bebida quente pra aquecer, conta Rosemary.
A estratégia do aposentado Nilo Angioletti, 81, é outra: caçar o sol. Quando faço meu passeio, sempre procuro sentar no sol pra poder esquentar um pouquinho mais nesse friozão, diz Nilo.