A semana começou com festerê pros trabalhadores de bares e restaurantes do Balneário Camboriú. Mais de 100 garçons participaram ontem da tradicional corrida da categoria, na avenida Atlântica. Os primeiros lugares levaram uma motoca 125 cilindradas, os segundos paparam R$ 1 mil, os terceiros receberam R$ 700 e quem chegou na quarta colocação voltou pra casa com 300 pilas no bolso.
Continua depois da publicidade
A correria começou às 9h, no trecho entre a rua 1300 e a praça Almirante Tamandaré. Os 129 competidores tinham que percorrer o trecho com uma bandeja na mão e carregando uma garrafa de cerveja cheia ...
A correria começou às 9h, no trecho entre a rua 1300 e a praça Almirante Tamandaré. Os 129 competidores tinham que percorrer o trecho com uma bandeja na mão e carregando uma garrafa de cerveja cheia e aberta. Eles tinham que ir até o final do percurso, dar a volta numa garrafa gigante e voltar, sem derrubar sua cerva da bandeja.
Continua depois da publicidade
No final, quem papou o título na categoria masculina foi Kaio Moraes, 25 anos, pentacampeão. O cara trampa no Clube dos Coroas há cinco anos e, desde então, sempre levou o primeiro lugar na corrida maluca. Está cada vez mais competitivo, mas acho que pela minha experiência, tenho muito equilíbrio, palpita.
Da mulherada, a grande vencedora foi a garçonete da Pizza.com, Adriana de Oliveira Ribeiro, 23. A guria participou da edição passada da corrida e não ganhou. Mas desta vez, pra garantir a vitória, encarou um treinamento diário no estacionamento da pizzaria. Todo intervalo a gente ia lá atrás e fazia todo o percurso, lembra. Na categoria sênior, João Batista de Andrade foi o campeão.
Continua depois da publicidade
A disputa rola há 15 anos pra comemorar o dia do garçom, que é em 11 de agosto. A festança é feita sempre nas segundas-feiras, perto do dia especial, que são os dias de folga da categoria. É uma maneira de comemorar e também de chamar a atenção pra categoria que é a matéria-prima do nosso turismo, afirma a idealizadora do festerê e presidenta do sindicato dos empregados do setor hoteleiro e similares (Sechobar), Olga Ferreira.