Itajaí

Laudo sobre a morte de arrumador do porto peixeiro só traz suposições

Mais de dois meses depois da morte do arrumador Marcos José Beletti, ocorrida dentro do porto de Itajaí, enfim, foi divulgado o laudo sobre as causas do acidente. Mesmo assim, a investigação técnica conduzida pelo órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) não apresenta nada conclusivo, apenas hipóteses e suposições.

Dentre as probabilidades citadas no documento, a maioria se refere a falhas do próprio trabalhador, que teria sido negligente com itens de segurança, e da APM Terminals, empresa que administra dois ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Dentre as probabilidades citadas no documento, a maioria se refere a falhas do próprio trabalhador, que teria sido negligente com itens de segurança, e da APM Terminals, empresa que administra dois berços de atracação do porto e que, segundo o laudo, tem fome por produção, o que acaba deixando os peões mais expostos aos riscos da atividade. Além disso, fatos externos como o frio teriam contribuído pro acidente.

Continua depois da publicidade

A investigação revelou que alguns fatores de risco colaboraram pro acidente. Entre eles, a má disposição dos contêineres, que estavam entre o poste de luz e o berço onde rolou a desgraceira. O diretor de Integração do porto de Itajaí, Saul Airoso da Silva, diz que a responsabilidade neste setor é exclusiva da APM, pois a área é arrendada pela empresa. Pra Saul, é lamentável que o laudo diga que o trabalho por produção colaborou pra morte de Marcos. “Todo mundo quer um alto índice de produtividade, mas todos também buscam mais segurança. A segurança não pode ficar em segundo plano”, detona.

Já o superintendente da APM em Itajaí, Walter Joos, afirma que os berços um e dois, que a APM tem concessão, não possuem problemas de iluminação, contrariando o que diz o laudo. O papéli mostra que os trabalhadores recorrem a formas inusitadas pra conferir os lacres nos contêineres, como acender a lanterna do celular ou trazer uma de casa. “Problemas de iluminação que ainda existem na área do porto público estão sendo resolvidos pelo porto”, se esquiva Walter.

O DIARINHO tentou falar com pessoal do Ogmo, mas ninguém se prontificou a dar explicações. Marcos morreu na madrugada do dia 29 de maio, quando um operador de guindaste manobrava um contêiner no cais. O caixotão atingiu em cheio a cabeça do arrumador, a pressionando contra outro contêiner, e ele morreu na hora.

Contrato rasgado

O Ministério Público (MP) de Santa Catarina suspendeu, no dia 3 de agosto, a prestação de serviços do escritório de advocacia de Paulo Ermani da Cunha Tatim com o porto de Itajaí. Os dotores prestavam uma consultoria tributária e o assessor jurídico do terminal peixeiro, Henry Rossdeutscher, disse que o porto cancelou o contrato pra evitar problemas com o MP. Segundo ele, a questão tributária é muito complicada e por isso iriam contar com uma consultoria especializada. “Fizemos a rescisão pra evitar uma longa ação civil pública”, conclui.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


⚖️🚫 ABRIGO INTERDITADO! | A Justiça mandou fechar um abrigo de adolescentes em Itajaí após denúncias ...



Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Blogs

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Espaço Saúde

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Líderes do Cris

Blog do JC

Líderes do Cris



Diz aí

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"

Diz aí, Jorge Gastaldi!

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.