Os peixeiros poderão conhecer um navio de guerra da Marinha brasileira neste fim de semana. O navio patrulha Babitonga P63 chegará hoje a Itajaí. Ele estará atracado no píer da delegacia da Capitania dos Portos, na avenida Paulo Bauer, logo atrás do mercado público da city. A visitação é aberta ao público e vai rolar sábado e domingo, das 14h às 17h.
Continua depois da publicidade
O Babitonga foi construído na Grã-Bretanha, possui 47,6 metros de comprimento e pesa 630 toneladas. A embarcação tem como missões a inspeção naval, patrulha naval, salvaguarda da vida humana no ...
O Babitonga foi construído na Grã-Bretanha, possui 47,6 metros de comprimento e pesa 630 toneladas. A embarcação tem como missões a inspeção naval, patrulha naval, salvaguarda da vida humana no mar e a fiscalização das águas territoriais brasileiras na área de responsabilidade do 5° Distrito Naval. Sua base é o porto de Rio Grande/RS, mas o naviozão atua no litoral dos três estados do sul. O P63 é a segunda embarcação da armada a ostentar o nome Babitonga, que homenageia a baía de mesmo nome, que fica no entorno de São Francisco do Sul.
Continua depois da publicidade
O capitão de fragata Fernando Anselmo Sampaio Mattos diz que o convite pra visitar a embarcação é pro povo conhecer a Marinha que, segundo ele, é de todos os brasileiros. Quem gosta do mar, quem gosta do Brasil, deve aparecer e conhecer o navio que é de todos nós, convida.
Anselmo lembra que a função principal do Babitonga é patrulhar os mares e marcar a presença do estado nas águas territoriais brasileiras, pois isso é essencial pra soberania do país. Diferente da terra, o mar não possui cercas, por isso precisamos estar sempre em patrulha, pra que nada de anormal aconteça em nossas águas, conclui.
Continua depois da publicidade