A chuva parou e o sol voltou a brilhar ontem na região. A previsão é de tempo bom até domingo, segundo os meteorologistas da Epagri/Ciram, o que aliviou os moradores de áreas ribeirinhas e de encostas de morro, que temiam uma nova desgraceira. As temperaturas devem girar entre 11ºC e 23ºC nos próximos dias.
Continua depois da publicidade
Com o tempo firme, as coisas começaram a se ajeitar. O abastecimento de água em Itajaí, segundo o Semasa, deve voltar ao normal hoje. Por causa do aguaceiro, muito barro caiu no rio Itajaí-mirim ...
Com o tempo firme, as coisas começaram a se ajeitar. O abastecimento de água em Itajaí, segundo o Semasa, deve voltar ao normal hoje. Por causa do aguaceiro, muito barro caiu no rio Itajaí-mirim e sobrecarregou o sistema de tratamento de água. Somente hoje a situação estará nos trinques.
Continua depois da publicidade
O canal de acesso ao complexo Portuário de Itajaí, que esteve fechado nos últimos dias, deve ser totalmente reaberto hoje. Na quinta-feira, já foi permitida a saída de alguns navios e de rebocadores. Na sexta-feira, o rio já deve oferecer condições seguras para abrir o canal sem restrições, informou o gerente de praticagem Daniel Poffo.
Segundo a defesa civil peixeira, ontem não foi registrado nenhum problema na região. Mesmo assim, os fiscais pedem atenção dos moradores. Esse trabalho de observação em áreas de risco deve ser permanente. Mesmo sem chuvas, os moradores precisam estar atentos e avisar à defesa civil em caso de alguma suspeita de deslizamento, alerta o chefão da defesa civil de Itajaí, Everlei Pereira.
Continua depois da publicidade
Morro do Careca liberado
Hoje também será liberado o acesso ao morro do Careca, no Balneário Camboriú. A estrada de lá foi brecada na tarde de quarta, por causa dos deslizamentos de terra. Nesta sexta, o pessoal da secretaria de Obras vai limpar o acesso e permitir a chegada no topo do morrão.
A galera também vai dar uma bizolhada no morro da Pedreira, onde uma pedra rolou e atingiu uma casa na noite de terça. Uma família teve que ser retirada de lá às pressas e foi abrigada na casa de parentes. Vamos analisar a área. Se estiver seguro, eles voltam hoje mesmo, afirma o chefe da defesa civil Maurício Chedid. O mesmo vai rolar no morro do bairro das Nações, onde famílias também deixaram seus lares.
Olhos pra cima
Em Cambu, Itapema e Bombinhas a galera continua de olho nos morros. Embora a terra já tenha secado bastante, a defesa civil alerta que não tá descartado o risco de deslizamento e os moradores devem ficar ligados. Já o nível dos rios voltou ao normal e não há mais risco de enchente.