A turma da polícia civil do Balneário Camboriú conta com uma força de los hermanos argentinos. Os tiras brazucas firmaram uma parceria com os homidalei gringos pra trocar experiências, aprender outras línguas e desenvolver formas pra melhor atender o turista que visita a região. Ontem, a última turma do convênio entre as duas polícias siformou na Maravilha do Atlântico.
Continua depois da publicidade
Mais de 60 alunos já passaram pelo curso de seis meses de inglês e espanhol que é oferecido pelos gringos de Missiones e a professora da academia de Polícia (Acadepol) de Floripa. Pra melhorar a habilidade, os homidalei até passaram uma semana enclausurados com os hermanos, numa espécie de intercâmbio cultural.
Michele Alves Correia, coordenada do processo, afirma que até ano passado as aulas rolavam pras turmas de Floripa, mas acabou sendo expandido pro Balneário. Há muitos estrangeiros frequentando pela região e nossos policiais precisam saber como atuar, justifica.
Continua depois da publicidade
Além da nova língua, os tiras estão habilitados pra autuar os gringos em caso de crimes praticados pelaqui. Aprenderam também como tratar os estrangeiros. A delegada regional Magaly Ignácio relembra que em 95 já tinham dois policiais de Missiones que trampavam por aqui pra autuar os gringos no flagra, mas acabaram sendo brecados pela polícia Federal. Agora estamos aptos para saber até onde podemos agir, argumenta.
Pro tira-chefe da equipe de Missiones, Waldemar Flores, a parceria é essencial. Como argentinos, precisamos de um atendimento e orientações corretas, para evitar mal entendidos, disse ao DIARINHO.