Itajaí

Comissão é contra a instauração da CPI proposta por Pissetti

O parecer foi entregue ontem à noite e a votação pra decidir se abrem ou não a CPI vai rolar na próxima sessão

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Tá quase na hora do vereador Luiz Carlos Pissetti (DEM) voltar pra sua cadeira na câmara do Itajaí. E, até agora, nada de abrirem a tal comissão parlamentar de inquérito (CPI) que o democrata instaurou contra ele mesmo no dia em que renunciou à presidência do legislativo e se afastou temporariamente da casa do povo. O parecer da procuradoria da câmara tinha sido favorável à abertura da CPI. No entanto, ontem, durante a sessão, a comissão permanente de Legislação, Justiça e Redação Final (CLJRF) se manifestou contra a investigação de Pissetti.

Continua depois da publicidade

O papéli com o parecer da comissão foi entregue ao presidente interino do legislativo, Níkolas Reis (PT). O posicionamento da CLJRF não foi lido durante a sessão, mas o DIARINHO teve acesso ao conteúdo ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O papéli com o parecer da comissão foi entregue ao presidente interino do legislativo, Níkolas Reis (PT). O posicionamento da CLJRF não foi lido durante a sessão, mas o DIARINHO teve acesso ao conteúdo do relatório. A conclusão do documento assinado pelo presidente da comissão, Renato Ribas Pereira (PSDB), e pelos vereadores Marcelo Werner (PCdoB) e Douglas Cristino da Silva (DEM), é que não há provas que demonstrem a necessidade de investigar a gestão do democrata enquanto chefão do legislativo peixeiro.

Continua depois da publicidade

O assunto vai entrar em pauta na próxima terça-feira. Os vereadores irão analisar os pareceres da procuradoria jurídica da câmara e da CLJRF pra depois votarem se deve ou não ser instaurada a CPI proposta por Pissetti. “Não será uma decisão só minha, vai ser deliberado pelo plenário”, afirma Níkolas. A votação vai rolar como se fosse um projeto de lei, ou seja, será acatada a decisão da maioria dos parlamentares.

Entenda o perrengue

Continua depois da publicidade

No último dia 4, Pissetti surpreendeu todos que acompanhavam a sessão quando pediu a palavra e, em poucos minutos, renunciou à presidência da câmara, abriu mão da cadeira no legislativo por 30 dias e instaurou uma CPI contra ele mesmo.

O democrata ficou mordido com uns comentários de que a casa do povo tava gastando muito e que a culpa era do gestor. “Acho que tendo sido acusado de mau gestor, preciso salvar a imagem da câmara. Então quero que investiguem. E me afastei porque não acredito em quem é investigado no poder”, justificou, na época.

O que tá no papéli

Trechos literais do relatório da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final:

- Em apertada síntese, quis o presidente licenciado a instauração de comissão de investigação para apurar denúncias de má gestão dos recursos da câmara. Para a procuradoria, o ato é legal.

- Em confronto com a legislação, não se vislumbra qualquer possibilidade de que se mantenha a vigência dos dispositivos nele inseridos, excetuando-se, tão somente, a licença pelo prazo de 30 dias, por ser prerrogativa de todo parlamentar.

Continua depois da publicidade

- A abertura de procedimento de investigação é, necessariamente, de competência do maior colegiado, ou seja, do plenário.

- Para a abertura de qualquer procedimento desta qualidade, é necessário que haja objeto, bem como a indicação clara do que se quer ver apurado.

- Sugere-se a concessão de vistas das contas e todos os processos de compras e pagamentos ao Observatório Social de Itajaí, outros órgãos da sociedade civil, e a qualquer cidadão que queira conhecer a gestão da casa, nos termos da legislação vigente.

Níkolas não vai dar sequência à reclamação do Observatório contra Pissetti

Continua depois da publicidade

Um dia depois de Luiz Carlos Pissetti (DEM) se licenciar da câmara, o Observatório Social de Itajaí (OSI) protocolou um documento na câmara reclamando de mau atendimento de Pissetti numa visita que representantes de entidades de classe fizeram à casa do povo. O papéli foi encaminhado pra procuradoria jurídica do legislativo peixeiro, que entendeu que não havia fundamento suficiente pra dar sequência à reclamação. Com isso, o atual presidente Níkolas Reis (PT) não vai encaminhar o papéli pra comissão de Ética. Mas o OSI pode recorrer.

De acordo com o coordenador do Observatório, Jonas Tadeu Nunes, representantes das entidades de classe do Itajaí foram fazer uma visitinha pro Pissetti em junho deste ano e não foram bem atendidos. “Ele nos recebeu mal, foi agressivo. Ficaram todos constrangidos”, lembra Jonas. Ele diz que espera uma retratação formal de Pissetti. “Protocolamos pedido pra ser encaminhado à comissão de ética pra que ele se explique. Como presidente da câmara, representante da instituição, ele não pode se deixar levar por raivinha”, conclui o coordenador do OSI.

Pissetti não nega que perdeu a paciência com o coordenador do Observatório. “O senhor Jonas me acusou de ter pago R$ 480 mil pra reforma da loja Colombo. Ninguém nem entendeu de onde ele tirou isso. Pedi pra que ele reconsiderasse. Ele tava me acusando e acusando a câmara injustamente”, recorda o democrata.




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.97.14.80

TV DIARINHO


🏎️🇧🇷 AYRTON SENNA EM BC!Quem viveu a era Senna vai pirar: o lendário Lotus 99T, pilotado por ele em ...





Especiais

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo

Dom Hélder Câmara:

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo

Comida cara? Que tal trocar o modelo de produção, diz João Pedro Stédile do MST

economia

Comida cara? Que tal trocar o modelo de produção, diz João Pedro Stédile do MST

Decisão do Ibama sobre Belo Monte retoma disputa entre energia e vida tradicional no Xingu

BRASIL

Decisão do Ibama sobre Belo Monte retoma disputa entre energia e vida tradicional no Xingu

As acusações da PF contra a "cúpula do golpe" de Jair Bolsonaro

POLÍTICA

As acusações da PF contra a "cúpula do golpe" de Jair Bolsonaro

O caso do jovem inocentado graças a GPS da viatura policial

JUSTIÇA

O caso do jovem inocentado graças a GPS da viatura policial



Blogs

Educação na Dubai city: a herança do descaso

Blog do JC

Educação na Dubai city: a herança do descaso

Meu chá diário

Blog da Ale Francoise

Meu chá diário



Diz aí

"O cara estava fritando batata frita com barata”

Diz aí, diretor!

"O cara estava fritando batata frita com barata”

"Eu sei que eu vou governar o estado de Santa Catarina, é a minha meta”

Diz aí, deputada!

"Eu sei que eu vou governar o estado de Santa Catarina, é a minha meta”

Diretor da Vigilância Sanitária participa do "Diz aí" do DIARINHO

ITAJAÍ

Diretor da Vigilância Sanitária participa do "Diz aí" do DIARINHO

“Pra deputado federal, a gente tem um mar descoberto”

DIZ AÍ, PAULINHA

“Pra deputado federal, a gente tem um mar descoberto”

"Uso dessas linhas cortantes foi a causa dessa tragédia"

Diz aí, delegado!

"Uso dessas linhas cortantes foi a causa dessa tragédia"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.