O brou Gustavo Machado, uma das revelações do surfe itajaiense, tá na reta final de preparação pra última etapa da seletiva Sul-Americana pro circuito Mundial Pro Junior (sub-20) da associação dos Surfistas Profissionais (ASP). A equipe Sul-americana vai ser formada pelos quatro primeiros colocados nos rankings masculino e feminino que vai ser fechado com o Billabong Surf Eco Festival. A etapa rola de segunda à quarta-feira da semana que vem, em Salvador, na Bahia.
Continua depois da publicidade
Gustavo tá em segundo lugar no ranking da ASP South America (braço sul-americano da ASP) e não precisa de um baita desempenho pra garantir a vaga. Acho que se eu chegar nas oitavas de final já ...
Gustavo tá em segundo lugar no ranking da ASP South America (braço sul-americano da ASP) e não precisa de um baita desempenho pra garantir a vaga. Acho que se eu chegar nas oitavas de final já tô garantido, faz as contas o peixeiro, que tem quase 200 pontos de vantagem pro quinto colocado do ranking, o baiano Marco Fernandez. A primeira das três etapas do Mundial Pro Junior rola em Bali, na Indonésia, no mês de outubro.
Continua depois da publicidade
Gustavo zarpa pra Salvador no sábado pra ter uns dias de treino nas águas baianas e se adaptar ao clima e as ondas de Salvador. Enquanto isso, ele segue treinando na praia da Atalaia. Teve formação na segunda. As condições tão boas aqui na região, conta o brou.
Baita início
Continua depois da publicidade
As ondas da praia do Atalaia trazem boas recordações pro surfista. Em abril, a praia recebeu a primeira etapa da seletiva Sul-americana e Gustavo chegou na final contra o paulista Deivid Silva. A final rolou dinoite nos molhes da Atalaia e Gustavo ficou com o título por apenas 0,04 pontos (11,54 a 11,50).
Se virando
Mesmo sendo uma das principais revelações da Santa & Bela, o peixeiro segue em busca de patrocínios. Hoje, Gustavo conta com o apoio da fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL) e da Surf Paradise. Esse dindim ajuda nas inscrições e às vezes pra hospedagem, mas o brou ainda tem que tirar do bolso ou se virar pra bancar as viagens.