No ano 2000, os jogos olímpicos rolaram em Sidney, na Austrália, e entre suas marcas estava a estreia oficial do taekwondo como modalidade olímpica. Na delegação brazuca só tinha uma mulher: Carmem Carolina. Hoje treinadora da equipe de Rio Claro/SP, Carmem tá confirmada no Mega Open de Taekwondo que rola neste finde na city peixeira. A primeira atleta olímpica da modalidade no país vai receber uma homenagem durante o coquetel de abertura da competição, hoje, às 17h, no auditório da prefa peixeira. A vontade de vir pra Itajaí, inclusive, foi dela, conta o mestre Lenoir Oliveira, técnico da equipe peixeira. O Open tem avançado bastante. Temos feito intercâmbio com a equipe dela, isso fez com que ela tenha tido esse interesse, completa.
Continua depois da publicidade
Pro treinador, a vinda de Carmem pra Itajaí mostra a força da modalidade na city. Isso demonstra o crescimento do taekwondo de Itajaí, que precisa de mais apoio pra manter o trabalho, discursou ...
Pro treinador, a vinda de Carmem pra Itajaí mostra a força da modalidade na city. Isso demonstra o crescimento do taekwondo de Itajaí, que precisa de mais apoio pra manter o trabalho, discursou Lenoir, sem perder a chance de pedir um dindim das otoridades.
Continua depois da publicidade
Este ano a competição vai reunir 600 atletas de vários estados brazucas e de países vizinhos. Os organizadores garantem que virão atletas da Argentina, Paraguai, Bolívia, México, Sampa, Minas, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, cinco cidades do Rio Grande do Sul, cinco do Paraná e 20 da Santa & Bela.
Entre as principais equipes participantes difora tá o Internacional/RS, a associação Seng-do da Argentina, uma das maiores do mundo, e a Universal Taekwondo do Paraguai, que vem com a maior delegação, 60 lutadores.
Continua depois da publicidade
A city peixeira vai pro Mega Open com 50 atletas. Os destaques são: Cláudia Silva, 21 anos, primeira colocada do ranking brazuca na categoria peso pesado, e Arnoldo Benvenutti, 23 anos, segundo colocado no ranking da categoria até 58 quilos.
Programação
Apesar de a cerimônia de abertura rolar no final da tarde de hoje, as lutas só começam na manhã de sábado com as disputas nas categorias infantil e juvenil. Ditarde rolam as lutas das faixas coloridas e pra encerrar o primeiro dia, às 17h, tem show de luta entre duplas de faixa preta Brasil x Argentina. E no domingo, às 9h, rolam as lutas da categoria profi faixa preta.
Sistema chiquetoso
Outra novidade deste ano será o uso de protetores eletrônicos pela primeira vez numa competição na city peixeira. A proteção é em forma de chip pra ajudar os jurados e atletas a terem uma avaliação mais precisa caso tenha erro na marcação dos pontos. Se rolar erro, a luta é parada e os jurados reavaliam o golpe com ajuda de replay.