Desde o ano passado, os 52 alunos da escola Isolada Municipal São Nicolau, do interior de Penha, vivem uma triste realidade. As salas dos pequerruchos com idades entre quatro e nove anos estão cheias de goteira e com o teto podre. Pra piorar, a escolinha tá sem direção. Mãe dum aluno de seis anos do pré-escolar, a comerciante Patrícia Rita, 30 anos, diz que, além de isolada, a escola também é esquecida. Por conta da água que invade as salas, as crianças estão sem aula e, de acordo com a mãe, ninguém põe a mão na massa pra resolver o caso. Se tem uma diretora na escola, a gente reclama pra ela. Mas agora que não, o que a gente faz?, questiona Patrícia. A secretaria de Educação garante que anunciará o nome da nova bagrona segunda-feira.
Continua depois da publicidade
No fim do ano letivo de 2009, a escola Júlio Correia de Melo, que fica no bairro São Nicolau 2, foi fechada para reformas. Os alunos foram remanejados. Como a escolinha não tinha estrutura para ...
No fim do ano letivo de 2009, a escola Júlio Correia de Melo, que fica no bairro São Nicolau 2, foi fechada para reformas. Os alunos foram remanejados. Como a escolinha não tinha estrutura para abrigar toda a criançada, um puxadinho de madeira foi feito nos fundos da Isolada São Nicolau. Levei meu filho na segunda, dia 22, e a professora tava em pé sem ter o que fazer porque estava chovendo. Tem goteira na sala inteira, conta Patrícia.
Continua depois da publicidade
De acordo com a comerciante, as obras na Júlio Correia eram pra ter acabado em fevereiro deste ano, mas seguem paradas. Com a junção das escolas num mesmo prédio, só a diretora da Júlio Correia, Rosana Alaíde dos Santos, permaneceu no cargo. Por problemas pessoais, foi afastada no início deste ano e, de lá pra cá, ninguém assumiu a função. Nós, pais, precisamos tomar alguma atitude, pois não tem mais como ficar assim, apela Patrícia.
Outra mãe de aluno, que preferiu não se identificar, conta que o filho de quatro anos chega em casa contando que as goteiras pingam em cima dos trabalhinhos. Ele diz que precisam tirar a mesa do lugar, porque senão molha, revela. Nesses dias chuvosos, o filho dessa mãe ficou em casa. Quem vai não tem como desviar das goteiras. Não vou expor meu filho a essas condições. Mais vale ficar em casa, lasca.
Continua depois da publicidade
Prefa prometeu arrumar telhado
Todo este ano ao Deus dará, a escola Isolada São Nicolau parece que vai entrar nos eixos. Por meio da assessoria de imprensa, o secretário de Educação da Penha, Misael Cordeiro, mandou avisar que segunda-feira será anunciado o nome da nova diretora. Ontem, alguns pais estiveram em reunião com o secretário e trouxeram a reclamação e as dificuldades. O nome da nova diretora vamos manter, por enquanto, em sigilo, mas o secretário disse que de segunda não passa, revela o assessor Marcos de Oliveira. No próximo mês, a gurizada já vai conseguir estudar sem goteiras. O secretário confirmou que vai ser feita toda a troca do telhado já em setembro, diz Marquinhos.
O que não tem previsão é pra escola Júlio Corrêa Melo reabrir. Segundo informações da assessoria, a empresa que ganhou a licitação foi encaminhada pra outras obras. A empreiteira alega falta de pessoal. Mas o telhado eles já vão fazer, comenta. Enquanto isso, as crianças das duas escolas seguem amontoadas no interior de Penha.
ninguém está fazendo este trabalho de recolhimento dos animais. Como o pessoal me conhece acaba me ligando e eu venho recolher o bicho, mesmo sem ter a obrigação, diz.
A reportagem do DIARINHO gastou o dedo no telefone, mas não conseguiu contato com os abobrões da prefa dengo-dengo. Os celulares estavam desligados e nos contatos residenciais ninguém nos atendeu pra prestar esclarecimentos.
Continua depois da publicidade