Um baita arranca-rabo reuniu uma galera de curiosos no meio-dia de sexta-feira, em frente do porto de Itajaí. O arrumador portuário Ricardo Adriano, 29 anos, foi multado por um guardinha da coordenadoria Municipal de Trânsito de Itajaí (Codetran), quando estacionava sua Biz em frente ao sindicato dos Arrumadores. O motoqueiro não gostou da bronca e se estranhou com o guarda. Os dois caíram na porrada e o grupo de Apoio Preventivo (GAP) foi chamado pra apartar a briga. Ao invés de ajudar, os brutamontes tacaram spray de pimenta na fuça do briguento.
Continua depois da publicidade
Ao DIARINHO, Ricardo contou que chegou por volta das 12h45. Parou a Biz, placa MEL 4032 (Brusque), depois de fazer um pequeno trecho na contramão. Antes de sair da motinho, foi abordado pelo agente ...
Ao DIARINHO, Ricardo contou que chegou por volta das 12h45. Parou a Biz, placa MEL 4032 (Brusque), depois de fazer um pequeno trecho na contramão. Antes de sair da motinho, foi abordado pelo agente, que o multou por dirigir no sentido contrário da via. O guarda da Codetran, segundo o arrumador, solicitou os documentos da motoca e teria enfiado a mão na chave da Biz pra desligá-la. Enquanto eu pegava os documentos, ele pegou na chave e queria tirar ela da ignição à força. Eu disse que não precisava daquela atitude e reagi, conta o motoqueiro. O guardinha pediu apoio do GAP,
Continua depois da publicidade
que, minutos depois, apareceu no local. Ao invés de acalmar os ânimos da galera, segundo Ricardo, os outros guardas foram ainda mais estúpidos. Chegaram dando com as tonfas (cassetetes) em todo mundo e jogando spray de pimenta em que estivesse na frente, lascou o dono da motoca. O arrumador Carlos Alberto Vicente, 45, que tava perto no momento do auê, levou umas porradas no peito e no rosto durante a confusão. Disseram que eu seria preso, mas eu não fiz nada, apenas estava perto, explica o arrumador, que ficou indignado com o uso de sprays também. Acho que eles não podem usá-los, concluiu. Ricardo e Carlos foram até a delegacia, onde registraram um boletim de ocorrência por agressão.
Continua depois da publicidade
Zé Alvercino diz que spray de pimenta pódi!
O mandachuva da Codetran, Zé Alvercino, garante que o spray de pimenta pode ser usado nos casos de briga. Segundo o bagrão, os agentes suspeitaram que Ricardo tinha intenção de fugir com a motoca, pois, além de andar na contramão, não quis obedecer à ordem do guarda. Achamos que ele quisesse fugir, pois foi pedido três vezes para desligar a moto e ele não obedeceu, explicou. Zé acredita que não houve excesso dos guardinhas e não abrirá um procedimento administrativo pra investigar o caso.
O agente da Codetran, Jubert de Oliveira, que não tava no momento da confusão, ligou pro DIARINHO e defendeu os seus colegas de farda. Pro guardinha, o perrengue poderia ter acabado em tragédia. Meu rádio quebrou aqui na balsa e, se acontecesse algo parecido comigo, eu não poderia chamar o reforço. Não sei o que poderia acontecer, adverte, pedindo mais tranquilidade aos motoristas peixeiros.