Adriano Sacchetto foi o grande campeão do Ironman 70.3, disputado no sábado, na Terra do Marisco. O mineiro surpreendeu os favoritos e cruzou a linha de chegada na primeira posição, com o tempo de 3h49m52s. Entre as minas, a vitória ficou com a gaúcha radicada em Brasília, Suzana Festner dos Santos.
Continua depois da publicidade
A 6ª edição do Ironman 70.3 Brasil contou com a participação de aproximadamente 800 atletas. O objetivo da maioria era completar as 70.3 milhas do percurso, também conhecido como Meio Ironman. ...
A 6ª edição do Ironman 70.3 Brasil contou com a participação de aproximadamente 800 atletas. O objetivo da maioria era completar as 70.3 milhas do percurso, também conhecido como Meio Ironman. Depois de enfrentar 1,2 milhas de natação (1,9 quilômetro), 56 milhas de ciclismo (90 quilômetros) os atletas ainda tiveram pela frente 13,1 milhas de corrida (21 quilômetros). Por isso a denominação de 70.3, que é a soma das distâncias em milhas.
Continua depois da publicidade
A temperatura amena, em torno de 17º graus, e o mar calmo ajudaram os competidores a enfrentar o desafio, que teve início às 9h30, na praia da Armação.
Mas nem todos queriam apenas participar. Grandes nomes do triatlo do país estavam na Santa & Bela em busca da vitória. Santiago Ascenço e Reinaldo Colucci perceberam logo de cara que a disputa seria forte, e que o favoritismo naquele momento não existia mais.
Continua depois da publicidade
Durante os 1,9 km de natação Luiz Francisco de Paiva foi o mais rápido, completando o primeiro trecho da prova em 21m45s. Colluci completou o mesmo trecho quase 30 segundos depois que Paiva, junto de outros atletas de ponta, como o mineiro Adriano Sacchetto. Já Santiago Ascenço começou mal e completou a primeira parte da prova quase três minutos atrás de Paiva.
Mas no ciclismo, tudo mudou. Os favoritos viram Sacchetto disparar na frente depois de uma fuga sensacional e completar os 90 quilômetros de bike em 2h08m51s. Colluci e Paiva também foram bem, mas não conseguiram acompanhar o rítmo de Sacchetto.
Os 21 quilômetros finais foram decisivos. E para a surpresa de todos, o mineiro manteve o ritmo forte e cruzou a linha de chegada na primeira colocação, com o tempo de 3h49m52s. O segundo lugar ficou para Santiago Ascenço, que foi o mais rápido na corrida e recuperou o tempo perdido nos dois primeiros trechos. Ascenço correu os 21 km em 1h14m07s e cruzou a linha de chegada depois de 3h51m59s, mais de dois minutos depois do vencedor. A terceira colocação ficou para Reinaldo Colucci, com o tempo de 3h52m18s.
Entre as minas a vitória ficou com Suzana Festner dos Santos. Ela completou o percurso em 4h18m36s. Claire Horner terminou na segunda posição, cruzando a linha de chegada depois de 4h19m. Maria Soledad ficou em terceiro lugar, com o tempo de 4h20m08s. A modelo Daniela Cicarelli participou da prova, mas não apareceu na lista dos que terminaram.