A escuridão tomou conta de Itajaí e região na manhã de ontem. Por volta das 8h30, nuvens negras, acompanhadas de muita água, ganharam o céu e fizeram durante meia hora com que o dia virasse noite. Em Balneário Camboriú e Camboriú rolou até chuva de granizo, que deixou o povão todo cagado.
Continua depois da publicidade
As pancadonas de chuva começaram ainda de madrugada, mas o coordenador da defesa civil peixeira, Everlei Pereira, informou que não houve nenhum tipo de ocorrência grave, como deslizamentos, por exemplo. Fizemos vistorias de rotina durante o dia e não tivemos nenhuma ocorrência de acidente por causa da chuva. Apesar do volume de água não ser tão grande, vamos monitorar os pontos críticos com mais atenção, diz o sabichão.
E quem não aguenta mais tanta chuva não tem muito o que fazer. A Epagri/Ciram divulgou ontem que o aguaceiro que molha a região desde a semana passada vai continuar até a madrugada de quarta-feira. Com isso, as temperaturas ficam baixas e o mar dá aquela agitada a partir de amanhã.
Continua depois da publicidade
A meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram, diz que uma frente fria, associada a uma área de baixa pressão, mantém o tempo chuvoso durante o dia de hoje e num bom pedaço de amanhã. As chuvas mais pesadas são entre hoje [ontem] e amanhã [hoje], quando esperamos que o volume de água fique em 60 milímetros, conta, acrescentando que na city peixeira os ventos vão começar a soprar mais fortes quando o aguaceiro parar. Isso, somado aos temporais, vai deixar o mar revoltado no litoral centro-norte catarinense. Em Itajaí, os ventos devem ser de 60 ou 70 quilômetros por hora, na quarta-feira, alerta.
Segundo Marilene, na noite de hoje, as temperaturas começam a cair em toda Santa & Bela. Durante o dia, a temperatura vai variar pouco, ficando entre 19°C e 23°C. Amanhã, a mínima deve chegar aos 14°C e a máxima não vai superar os 20°C. Na quinta e sexta-feira, os termômetros despencam pra valer e a temperatura pode chegar a 9°C, com tempo firme, sem chuva.
Chuva de pedra no Balneário
A chuvarada também assustou muita gente em Balneário Camboriú, Cambu e Itapema. Teve até chuva de granizo durante alguns minutos pela manhã, mas o susto parou por aí. Maurício Cheid, da defesa civil do Balneário, reforçou a previsão de pancadas de chuva nas próximas 24 horas, mas lembrou que nada de mais grave rolou por lá. O mesmo discurso teve a coordenadora da defesa civil de Camboriú, Carla Krug, lembrando que a chuva de granizo começou por volta das 8h30, em Cambu e Balneário, mas não trouxe prejuízos. O órgão das duas cidades está monitorando as áreas de morro, por causa do solo encharcado, e nível dos rios.
Em Itapema, o monitoramento também é constante nas encostas e rios, afirma Cristian Borba Dias, da defesa civil. Ele alertou também pro mar revolto. A previsão é que o mar vai estar mais agitado, destaca.
Continua depois da publicidade