Itajaí

Cai a quantidade e o valor de empréstimos consignados por aposentados brazucas

Velhinhos tão pegando menos grana pra pagar depois na folha de pagamento

Caiu o número de aposentados e pensionistas que, em todo o Brasil, se argolavam em dívidas através do empréstimo consignado em folha de pagamento, permitido pelo instituto Nacional do Seguro Social. Em julho deste ano, as operações daquele tipo de crédito no país totalizaram pouco mais de R$ 2,1 bilhões, um valor que é 9,27% menos que o registrado no mês anterior.

Também diminuiu o número de contratos. Ou seja, tem menos velhinho pegando dinheiro emprestado pra pagar depois com a merreca que recebe de aposentadoria. Pelas contas do INSS, em julho 724.262 ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Também diminuiu o número de contratos. Ou seja, tem menos velhinho pegando dinheiro emprestado pra pagar depois com a merreca que recebe de aposentadoria. Pelas contas do INSS, em julho 724.262 pessoas pegaram grana através do empréstimo consignado. Em junho, tinha sido 823.268, o que representa uma significativa redução de 12,03% no número de contratos. Se comparar com julho do ano passado, a quantidade velhinhos que procuraram o INSS pra tocar pra frente os empréstimos consignados diminuiu 10,5%.

Continua depois da publicidade

O empréstimo consignado rola de duas maneiras. Uma é o dinheiro depositado na conta do aposentado. A outra é através de cartão de crédito. Em julho, houve um dado curioso, os empréstimos feitos através de cartão de crédito, que são a minoria, diminuíram 40,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Foram 9.632 operações em 2010 contra 5.701 este ano.

Tem gente se aproveitando dos velhinhos, alerta diretor de associação dos aposentados

Seu Alécio Dalçóquio, 79 anos, secretário da associação dos Aposentados de Itajaí e Região e integrante do conselho Municipal do Idoso de Itajaí, não tem dúvidas de que o empréstimo consignado é uma boa opção para os velhinhos. O problema, diz ele, é que boa parte desses empréstimos estão servindo pra resolver problema de outras pessoas e não dos aposentados

É por esse motivo que a associação dos Aposentados de Itajaí, informou uma funcionária ao DIARINHO, não faz qualquer intermediação de empréstimos consignados nem fornece nome e endereço dos aposentados para bancos ou instituições financeiras. “Tem netos, filhos e genros ou noras que estão forçando os mais velhos a fazer empréstimos e aí acaba sobrando pr’aquele coitado que deu o nome pra fazer o consignado, porque as pessoas depois não pagam”, descasca seu Alécio.

Pro dirigente da associação, os velhinhos estariam mais espertos e por isso estaria diminuindo a quantidade de aposentados que buscam esta modalidade de empréstimo.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


🚢💨 INCIDENTE NO PORTO! Uma ventania no litoral sul de Santa Catarina fechou o porto de Imbituba, ainda ...



Especiais

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

JULGAMENTO DO GOLPE

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

“Nepal já”

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

E agora, Bolsonaro?

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina



Blogs

⚡️ Magnésio: o mineral que o corpo não vive sem

Espaço Saúde

⚡️ Magnésio: o mineral que o corpo não vive sem

Barco Brasil inicia a Globe 40

A bordo do esporte

Barco Brasil inicia a Globe 40

Importante

Blog do JC

Importante



Diz aí

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"

Diz aí, Jorge Gastaldi!

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.