O troféu do Oakley Santa Catarina Surf Pro, que rolou entre segunda-feira e ontem no Canto do Morcego, na praia Brava, ficou pertinho de casa. Matheus Navarro, da Maravilha do Atlântico, desbancou os favoritos e conquistou o título da competição que valia como quarta etapa do circuito catarina profi e pro Brasil Tour, divisão de acesso do surfe brazuca. Foi o primeiro campeonato profi que eu venço e ainda foi na praia onde aprendi a surfar, comemora o jovem de 17 anos. Emocionado, o brou falou de Deus e das dificuldades encontradas na competição. Passei no finalzinho em quase todas as baterias. Vinha atrás e aí nas três últimas ondas veio a virada, relembra.
A conquista valeu pra dar nome e destaque pro atleta do Balneário, mas não pro ranking catarina, já que Matheus ainda é amador. Esse é meu último ano no amador, por isso, não pontuo pro ranking ...
A conquista valeu pra dar nome e destaque pro atleta do Balneário, mas não pro ranking catarina, já que Matheus ainda é amador. Esse é meu último ano no amador, por isso, não pontuo pro ranking, mas ano que vem vou pro profissional. Na bateria decisiva, que rolou no finalzinho da tarde, Matheus era o único representante da Santa & Bela. Ele caiu na água com o paulista Robson Santos, o cearense Antonio Eudes e o uruguaio Marco Giorgi. Navarro começou sem encontrar boas ondas e partiu na lanterna da bateria, com o paulista Robson Santos na ponta. Faltando cinco minutos pro final, Matheus começou a achar as ondas boas e com notas 6,50 e 7,10 levou a bateria e o caneco. Hoje tava difícil. Entrou um vento sul que atrapalhou um pouco a formação de ondas, mas mesmo assim tivemos ondas de um metro. Ontem tava excelente, pra quem não conhece, deu pra ver o potencial da Brava, comenta Matheus Navarro.
O jovem do Balneário Camboriú ainda disputa este ano a última etapa do circuito profi catarina, além das duas últimas etapas do circuito catarina amador e a última etapa do circuito amador brazuca.
Mudanças na programação
Com os fortes ventos, a chuva e a previsão de que o tempo ruim vai seguir durante o feriado, a organização da prova mudou o cronograma do evento e fechou a competição ontem, apesar da final ter sido marcada inicialmente pra hoje. Amanhã [hoje] vai ser dia de muita chuva e vento forte, por isso decidimos encerrar o evento hoje [ontem]. Apesar dos ventos, tá tendo altas ondas. A chuva estraga um pouco a festa, fica aqui mais quem vai competir, tem pouco público, mas vamos agradecer o tempo do primeiro dia. No geral o saldo foi positivo, avalia Juliano Secco, presidente da associação de Surfe das Praias de Itajaí (ASPI).
Líderes caem cedo
Os três primeiros colocados do ranking catarina profi não se deram bem na praia peixeira. Tiago Bianchini, líder do ranking, já tinha caído na segunda-feira, na primeira bateria da segunda fase. Ontem caíram o segundo (Alex Lima) e terceiro (Marco Polo) colocados. Alex Lima caiu primeiro, não conseguindo passar pela última bateria das oitavas de final. Marco Polo passou pelas oitavas, mas caiu nas quartas de final, na bateria de Matheus Navarro, que passou em primeiro, com André Gonçalves em segundo. A quinta etapa do circuito catarina profi rola no final de outubro, entre os dias 28 e 30, na praia da Vila, em Imbituba.