Everlei Pereira, 34 anos, chefão da Defesa Civil de Itajaí, acredita que a maioria dos 16 abrigos que até ontem ainda estavam abertos será desativada hoje. Agora, a cidade entra numa fase que é a fase da reconstrução, lascou. Ou seja, a ação da Defesa Civil deixou de ser o atendimento emergencial e de resgate pra começar a botar a bagunça em ordem.
Continua depois da publicidade
Passada a fase crítica de socorro aos atingidos pelas águas, somente esta semana é que os técnicos da Defesa Civil começam a computar todos os dados e fazer levantamentos mais detalhados dos estragos ...
Passada a fase crítica de socorro aos atingidos pelas águas, somente esta semana é que os técnicos da Defesa Civil começam a computar todos os dados e fazer levantamentos mais detalhados dos estragos feito pela enchente. Um desses levantamentos é o do nível das águas em vários pontos da cidade, que irão apontar quais foram os mais críticos de alagamento.
Continua depois da publicidade
Também passado o susto, a próxima fase de trabalho da Defesa Civil é o restabelecimento dos serviços essenciais ao povão, como energia elétrica, água, bancos, hospitais. E é o que já está acontecendo hoje (ontem), comentou.
Pelo planejamento da Defesa Civil, com o fechamento dos abrigos começam os trampos de ajuda humanitária. Ou seja, rango, comida e, se precisar, roupa pro povão necessitado. A última fase de ação, que é pra fechar o evento, é a fase de reconstrução da cidade, que aí não tem data para terminar, explicou ainda.
Continua depois da publicidade
Veja na página 7 desta edição como tá a situação dos abrigos ainda em atividade.