Itajaí

Codetran tenta frear o número de porradaços

Reinaldo Schmithausen é das mais perigosas do trânsito peixeiro, que registrou quase três mil acidente no primeiro semestre

As ruas peixeiras foram palco pra 2718 acidentes no primeiro semestre deste ano, a maioria colisões de possantes. O número é preocupante, especialmente se comparado com o mesmo período de 2010, quando rolaram 2209 porradaços. Pra tentar evitar tanta desgraceira, o ministério das Cidades e o departamento Nacional de Trânsito (Denatran) organizam de 18 a 24 de setembro a semana Nacional de Trânsito. Em Itajaí, a programação tá sendo prejudicada por causa da enchente do início do mês, mas a Codetran vai realizar palestras em escolas e fará duas barreiras educativas amanhã.

Por chefão da Codetran, José Alvercino Ferreira, o Zé, o número de acidentes hoje é alarmante e as medidas educativas podem ajudar a diminuir a desgraceira. “Infelizmente, a imprudência ainda é ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Por chefão da Codetran, José Alvercino Ferreira, o Zé, o número de acidentes hoje é alarmante e as medidas educativas podem ajudar a diminuir a desgraceira. “Infelizmente, a imprudência ainda é o principal motivo dos acidentes no trânsito. Muitas pessoas dirigem acima da velocidade permitida, além da falta de atenção. Tentamos fazer nosso trabalho, mas precisamos também da colaboração de quem está atrás do volante e dos pedestres. São 180 mil habitantes e 118 mil veículos na cidade, então é muito difícil fiscalizar tudo isso”, sisplica Zé, que pede mais atenção dos motoras em trechos mais perigosos da city. “Pedimos também muito cuidado na avenida Reinaldo Schmithausen e na rua Estefano José Vanolli, onde registramos a maioria dos acidentes, principalmente, por causa do alto fluxo de carros e da falta de uma ciclovia”, aponta o bagrão.

Continua depois da publicidade

De acordo com os números da Codetran, o trânsito já fez quatro vítimas fatais de janeiro a junho deste ano. E o principal horário pras cagadas rolarem é entre 18h e 19h, quando o pessoal tá saindo desesperado do trampo. Dos quase três mil acidentes do semestre, mais de 230 foram apenas nesse horário.

Educando os motoras

Pra tentar mudar esse quadro, a Codetran está fazendo desde ontem palestras educativas em escolas públicas da city e divulgando a campanha da semana do trânsito em outdoors e em alguns busões. Outras ações ainda estavam planejadas pra rolar nesta semana, mas a enchente melou os planos das otoridades. “Essas ações de educação no trânsito são permanentes da Codetran. Estávamos planejando lançar o projeto Aluno Guia, mas a enchente prejudicou o treinamento dos 24 estudantes da escola João Paulo 2º, do Cordeiros, que irão ajudar pessoas a atravessar a rua na faixa de pedestre. Infelizmente, a enchente prejudicou os planos e devemos fazer o lançamento do programa apenas no início de outubro”, conta o diretor de Educação no Trânsito da Codetran, Pedro Lourenço.

O 1º batalhão de Polícia Militar de Itajaí também vai participar da semana Nacional de Trânsito com uma campanha educativa hoje. Os milicos farão a distribuição de material educativo em algumas vias da city: rodovia Osvaldo Reis, em frente ao cemitério Crisântemos (das 8h30 às 10h); avenida Contorno Sul, próximo ao posto de Informações Turísticas (das 10h20 às 11h45); avenida Adolfo Konder, pertinho da rodoviária (das 14h30 às 16h); e avenida Reinaldo Schmithausem, perto da entrada da fábrica de cimento (das 16h20 às 17h45).

Ações em Balneário e Cambu

Outras cidades da região também terão ações na semana Nacional de Trânsito. A campanha deste ano leva o nome de “Juntos podemos salvar milhões”, e em Balneário Camboriú vai rolar durante dois dias – ainda não definidos pela prefa. O pessoal do departamento de trânsito da city vai distribuir material relacionado ao assunto, pra conscientizar o povão.

Em Camboriú, as ações serão amanhã. Uma blitz educativa rola às 10h, no distrito do Monte Alegre, e outra às 15h, no centro. A conscientização aos motoras será feita por alunos do 8° e 9° anos das escolas do município. A PM também vai acompanhar a campanha, pra garantir a segurança de todos e ajudar na abordagem aos condutores. Serão distribuídas camisetas e panfletos informativos, e verificados os documentos do veículo e do motorista.

A Semana Nacional do Trânsito rola entre os dias 18 e 24 de setembro, desde o ano de 1990. A ação busca conscientizar o cidadão sobre a necessidade de respeito às regras de convivência no trânsito. Lembrando que na quinta-feira também será celebrado o Dia Mundial Sem Carro, pra conscientizar o povão dos prejuízos do uso excessivo de veículos.

Continua depois da publicidade



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.155

Podcast

Sete ônibus santistas emboscaram torcida do Inter

Sete ônibus santistas emboscaram  torcida do Inter

Publicado 04/12/2025 19:58



TV DIARINHO


🚨⚡ POSTE PARTIDO AO MEIO EM BC! Um Fiorino descontrolado bateu forte e derrubou um poste na avenida ...



Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Blogs

 Fragmentos de Ciúme: Quando o coração grita em silêncio

VersoLuz

Fragmentos de Ciúme: Quando o coração grita em silêncio

Regeneralift!!!!

Blog da Ale Françoise

Regeneralift!!!!

Natal show

Blog do JC

Natal show

Fadiga mental e indisposição - veja essas informações de saúde.

Espaço Saúde

Fadiga mental e indisposição - veja essas informações de saúde.

Confraria da Cocada faz reunião solene para entrega de troféu

Blog do Magru

Confraria da Cocada faz reunião solene para entrega de troféu



Diz aí

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

Diz aí, Araújo!

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

Diz aí, Márcia

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.