Foi um sufoco, mas deu tudo certo, desabafou Sérgio Machado, pai do surfista peixeiro Gustavo Machado que, por falta de grana, quase ficou de fora da primeira etapa do campeonato Mundial Júnior de surfe. Gustavo zarpou ontem de Floripa pra se juntar à equipe da ASP South America (braço sul-americano da associação dos Surfistas Profissionais), que vai pra Bali, na Indonésia, onde rola a primeira etapa do Mundial no começo do mês que vem.
Continua depois da publicidade
O peixeiro foi o terceiro colocado do ranking sul-americano júnior, formado após a disputa de cinco etapas da seletiva pro-mundial. Nesta competição Gustavo foi campeão da primeira etapa: o Quiksilver ...
O peixeiro foi o terceiro colocado do ranking sul-americano júnior, formado após a disputa de cinco etapas da seletiva pro-mundial. Nesta competição Gustavo foi campeão da primeira etapa: o Quiksilver Pro Junior, disputado em abril na praia da Atalaia.
Continua depois da publicidade
Apesar do título da etapa sul-americana e dos bons resultados que vem conquistando, o peixeiro segue sem um grande patrocinador, o que quase o deixou difora da disputa do mundial júnior. Eu e o Gustavo ficamos na correria atrás de apoio, tava bem complicado mesmo. Um parente pagou a passagem. Eu fiquei muito triste, lamentou Juliano Secco, presidente da associação de Surfe das Praias de Itajaí (ASPI), no começou da tarde de ontem, ainda sem saber que Gustavo tinha conseguido viajar. Ver um atleta com esse potencial não conseguir apoio desanima um pouco. Ele ficou meio desanimado e eu acabei ficando também, completa Secco. Hoje, Gustavo conta com o patrocínio do restaurante Surfers Paradise, da Maravilha do Atlântico, que ajuda nos custos com inscrição, hospedagem e alimentação. Além disso, ele recebeu dois mil reales da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, mas o dindim do programa vem só uma vez por ano e já tinha sido usado com despesas de competições.
Presença catarina
Continua depois da publicidade
Dos sete integrantes da equipe da ASP South America no mundial, cinco brous e duas minas, três são representantes da Santa & Bela. Além de Gustavo Machado, a equipe tem João Paulo Abreu, de Imbituba, e Gabriela Leite, de Balneário Barra do Sul.
A primeira etapa do mundial júnior vai ser disputada entre os dias 3 e 14 de outubro, em Bali, na Indonésia. No final de outubro, dia 24, começa a segunda etapa do mundial. O Arnette ASP World Junior vai rolar até o dia 2 de novembro na Cidade Maravilhosa. Fechando o circuito, Sidney, na Terra dos Cangurus, define os campeões mundiais juniores entre os dias 8 e 16 de janeiro do ano que vem.