Matérias | Geral


Itajaí

DIARINHO mostra hoje como ficará o pavilhão bonitão da Marejada

Festa peixeira terá três desfiles pelas ruas da city

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

A Marejada começa amanhã e já tá quase tudo pronto pra festança no Centreventos de Itajaí. A 25ª edição da festa portuguesa e do pescado será bem diferente das edições anteriores. Toda a festa acontecerá dentro do pavilhão principal, onde 15 instituições ficarão responsáveis pela comilança. Este ano, haverá quatro palcos pras apresentações culturais: Vila dos Sabores, Casa do Bacalhau, Vila Musical da Beira e Sardinha na Brasa. A Marejada ainda terá feira de artesanato, expositores, memorial dos 25 anos da festa, exponáutica, engenho, espaço pra recreação das crianças e para instituições que fazem a segurança do pavilhão.

A principal mudança da Marejada foi levar pra dentro do Centreventos toda a gastronomia da festa. Isso exigiu mais cuidado com a fumaçada e a qualidade do ar dentro do pavilhão. “Todos os resíduos produzidos pelas fritadeiras vão ser expulsos para a parte externa pelas coifas e motores para bombear o ar”, esclarece o diretor do local, Jaime Santana. Além da ventilação, também será monitorada a qualidade do óleo usado pra fazer as frituras. Equipes da vigilância sanitária vão ficar de olho nas cozinhas pra evitar o reaproveitamento de óleo de forma irregular.

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


A principal mudança da Marejada foi levar pra dentro do Centreventos toda a gastronomia da festa. Isso exigiu mais cuidado com a fumaçada e a qualidade do ar dentro do pavilhão. “Todos os resíduos produzidos pelas fritadeiras vão ser expulsos para a parte externa pelas coifas e motores para bombear o ar”, esclarece o diretor do local, Jaime Santana. Além da ventilação, também será monitorada a qualidade do óleo usado pra fazer as frituras. Equipes da vigilância sanitária vão ficar de olho nas cozinhas pra evitar o reaproveitamento de óleo de forma irregular.



Atrações dos palcos

No palco Vila dos Sabores, o público vai encontrar gastronomia, música, dança e alegria. Pra chegar lá é só entrar no acesso principal do Centreventos na parte térrea. No palco também acontecerão os shows internacionais do grupo Pauliteiros de Malhada, vindo de Portugal, e Sokyoku, apresentando música japonesa da cidade de Sodegaura, no Japão. O show de comédia “As aventuras de Darci” também será nesse palco.

O palco Casa do Bacalhau será um espaço gastronômico, mas também tem atrações culturais. Ele fica atrás da Vila dos Sabores. No palco Vila Musical da Beira, a diversidade musical é a atração principal. As bandas locais e regionais se apresentarão lá e levarão o melhor do pop, MPB, pagode, sertanejo e etc. Ele ficará do lado direito do Centreventos, próximo à sardinha na brasa. Um dos artistas que conquistou o público com seu carisma durante o programa Ídolos da Record, em 2010, Rodrigo Valetim, vai se apresentar neste palco. O Grupo Sem Abuso também é uma das atrações.


Além das apresentações nos palcos, algumas atrações vão circular pela festa, como os bonecos gigantes, que vão andar vestidos com roupas portuguesas. Esta é uma forma de reviver a cultura açoriana. Os 10 bonecos e 14 músicos também vão participar dos desfiles da Marejada pela cidade. No segundo piso do Centreventos ficará a feira de artesanato, os expositores, o memorial dos 25 anos da festa e a exponáutica. Confira abaixo o mapinha de como foi pensado e organizado o espaço pra Marejada 2011.

Três dias de desfiles

Este ano a festa terá três desfiles comemorativos. O primeiro será no sábado, às 10h, na rua Hercílio Luz, no centro peixeiro. No próximo sábado, dia 14, o desfile acontece na rua Estefano José Vanolli, no São Vicente, também às 10h. O último será no dia 22, na rua Hercílio Luz, no mesmo horário.

O desfile leva pras ruas algumas das atrações da festa. O Bonde do Portuga é a atração principal com as bandas da Cerveja e Filarmônica de Itajaí. Desfilarão todos os grupos folclóricos, Marejão e a realeza da festa. Este ano, os grupos que vêm de outras cidades também foram convidados a participar dos desfiles pelas ruas.


Perfil do público 2011

O Instituto de Pesquisas Sociais da Univali realizará entre os dias 7 e 23 de outubro uma avaliação da Marejada 2011. A pesquisa, solicitada pela fundação de Turismo de Itajaí, traçará o perfil de público e satisfação quanto a serviços oferecidos como: segurança, gastronomia, shows, eventos culturais, estrutura e organização.

O levantamento, realizado pelo segundo ano consecutivo, também identificará os parâmetros pras novas edições da festa. Apontada como a maior festividade portuguesa e do pescado do país, a Marejada 2011 começa na sexta-feira, no Centreventos de Itajaí. Ela faz parte do circuito das festas de outubro de Santa Catarina e é uma das bases da economia da cidade.





Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






44.192.15.251

TV DIARINHO






Especiais

TURISMO

Japaratinga: vale a pena se hospedar no melhor resort do Brasil?

violência

Brasil tem um assassinato de pessoa trans a cada três dias

Programa diferente

Na Estrada: Escapada pra Curitiba num finde de verão

Presidente do STM

Acampamentos golpistas “foram tolerados por orientação” militar

Agropecuária

Bancada adota ‘discurso tóxico’ em anúncios nas redes sociais



Blogs

A bordo do esporte

Volta da Ilha das Cabras abre temporada de regatas em São Paulo

Blog do JC

Lula e o genocídio

Gente & Notícia

Churrasco On Fire, da dupla Fernando e Sorocaba, chega a Massaranduba

Blog da Ale Francoise

Intestino preso, use todos os dias

Blog da Jackie

O ‘sim’ de Ângela e Dolor

Blog do Ton

Medicina Estética

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Adão Paulo Ferreira

"Porto sozinho não serve para nada. Ele precisa ter navios, linhas"

Irmã Simone

"Aqui nós atendemos 93% SUS”

Eduardo Rodrigues Lima

"A Marinha já fez 27 mil abordagens a embarcações no Brasil inteiro”

Edison d’Ávila

"O DIARINHO serve como uma chamada à consciência da cidade”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação