O que muitos não acreditavam rolou ontem. A prefeitura de Balneário Camboriú abriu as portas do hospital municipal Ruth Cardoso ao povão. A solenidade que tirou o lacre da unidade de saúde aconteceu pela manhã e contou com a presença de muitos políticos e puxa-sacos. A mudança dos pacientes pra lá já está rolando, mas aos pouquinhos.
José Roberto Spósito, secretário de Saúde da city, conta que a expectativa inicial é atender de 300 a 400 pessoas por mês, número que deve dobrar durante a temporada de verão. A transferência de ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
José Roberto Spósito, secretário de Saúde da city, conta que a expectativa inicial é atender de 300 a 400 pessoas por mês, número que deve dobrar durante a temporada de verão. A transferência de pacientes do Santa Inês pro Ruth já está rolando e os atendimentos na nova unidade serão de emergência, centro de imagem, centro cirúrgico e UTI pra adultos. A migração está se fazendo de maneira continuada, resume Spósito. Ontem de manhã, pelo menos duas internações já tinham rolado.
Em seu discurso, o prefeito Periquito encheu o peito pra dizer que os 140 leitos do Ruth estão prontos. Por outro lado, fez questão de fingir que não via peões ainda trampando pra terminar instalações elétricas de uma sala. Como todo bom político, o homem-pássaro meteu o pau na administração anterior. O hospital que herdamos com 20 milhões em dívidas, contas bloqueadas, que era o campeão das reclamações, fizemos com que passasse a ser referência em toda a região, exagera Pirica.
Quem também esteve na solenidade foi o diretor do Santa Inês, Eroni Foresti, que vai trabalhar na fiscalização dos serviços prestados pelo Ruth, como braço direito de Periquito. Não tem nada a ver com a administração. Minha responsabilidade é trazer esses pacientes [do Santa Inês] e depois fazer esse trabalho [de fiscalizar] o Ruth, explica o médico. A administração do novo hospital ficará a cargo da Cruz Vermelha do Brasil.
MP de olho
O promotor Rosan da Rocha, da 6ª Promotoria do Balneário, se reuniu com a administração municipal pra ver a melhor forma da transição dos atendimentos aos pacientes. Ele se coloca à disposição da população, caso alguma irregularidade ocorra durante esse processo. Este órgão está à disposição de toda a comunidade, garante o dotô. Os telefones pra denúncias são (47) 3261-1781 e (47) 9121-5528.